António Moreira

Vice Provost Assuntos Académicos

  • Empresa Universidade de Maryland
  • País EUA
  • Setor Educação

António Moreira é Vice Provost para os Assuntos Acadêmicos e Professor de Engenharia Química, Bioquímica e do Ambiente na Universidade de Maryland, Baltimore County (UMBC), que integrou em 1990.

Anteriormente, esteve cerca de 10 anos no sector privado em cargos de gestão, nomeadamente na International Flavors and Fragrances, Inc. e na Schering-Plough Corporation (agora Merck Corp.), com responsabilidades na área de I&D e na comercialização de produtos de biotecnologia (alpha interferon) e produtos farmacêuticos (antibióticos, esteroides e vacinas). Esteve envolvido na criação e operacionalização da produção de vários produtos bio farmacêuticos aprovados pela US Food and Drug Administration (FDA).

Licenciado em engenharia química pela Universidade do Porto, e doutorado em engenharia química e bioquímica pela Universidade da Pennsylvania, detém um programa de pesquisa em engenharia de bioprocessos e é consultor em várias empresas de biotecnologia e farmacêuticas.

Recebeu vários prémios, destacando o ‘NATO Senior Fellowship’ e o ‘PDA James Aggalloco Award’. Foi condecorado, por Sua Exa. O Presidente da Republica, com o Grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública. Tem um cargo especial com o Governo dos Estados Unidos da America, participando em varios comités conselheiros com a Food and Drug Administration FDA.

É membro do Board of Directors da International Society for Pharmaceutical Engineering (ISPE), foi também Presidente-Fundador do Chesapeake Bay Area Chapter da ISPE, Presidente do Council of Biotechnology Centers para a BIO Industry Organization, membro do conselho científico de várias organizações, Presidente da Peritus Consultants, Inc. e membro da Leadership Maryland.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2015.