11 de Junho de 2018

Gonçalo Terenas cria Câmara de Comércio

Gonçalo Terenas, presidente do grupo Africa Cluster, criou, juntamente com um grupo de empresários, a Câmara de Comérico e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental (CCIPS), no passado dia 4 de Maio.

Este projecto foi constituído no âmbito das relações bilaterais entre Portugal – Senegal por um conjunto de empresários e personalidades de relevo no panorama nacional e da diáspora portuguesa a operar no Senegal. A experiência internacional e as valências multidisciplinares dos corpos diretivos deste novo projeto e instrumento institucional, agora ao serviço das relações entre os dois países e a região da África Ocidental, constitui-se como um activo importante para o apoio às empresas e empresários de ambos os lados, designadamente à internacionalização das suas atividades e ao acompanhamento técnico dos respetivos tecidos empresariais.

Portugal e Senegal passam a ter na CCIPS uma plataforma dinâmica e uma ponte económica e corporativa entre os dois mercados, uma estrutura contínua e articulada na medida em que em Dakar foi constituída uma Delegação Permanente da CCIPS, organismo homólogo que permitirá a exploração de sinergias positivas e em simultâneo a implementação de políticas de cooperação, comerciais, financeiras e culturais.

Um Programa de Actividades bianual animará as relações entre empresas e organismos (públicos e privados) na expetativa de que o envolvimento dos diversos operadores dos diferentes segmentos da sociedade comercial e civil possa aproximar ainda mais, estes dois destinos. A CCIPS assume-se desta forma como uma ligação Europa – África capaz de acompanhar a evolução contemporânea onde ambos desempenham um papel relevante e histórico nos dois continentes.

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Maio de 2018