joana-vicente

Empresa: Independent Filmmaker Project/ Toronto International Film Festival (TIFF)

País: Estados Unidos

Área: Cultura

Joana Vicente é produtora de cinema independente e empresária. Uma figura proeminente na indústria cinematográfica de Nova Iorque, Joana Vicente produziu mais de quarenta filmes com seu parceiro de produção e seu marido Jason Kliot.

Vicente e Kliot receberem inúmeros prémios e nomeações incluindo uma nomeação aos Óscares para “Enron the Smartest Guys in the Room”, três prêmios principais no Festival de Sundance, incluindo o Prêmio do Público e o Grande Prêmio do Júri para “Three Seasons”, realizado por Tony Bui. Tem trabalhado com realizadores como Steven Soderbergh, Brian de Palma, Hal Hartley, Nicole Holofcener, Jim Jarmusch, e Alex Gibney

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira no Parlamento Europeu como “attaché” de imprensa e depois como produtora de notícias de rádio para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2009 é nomeada Directora Executiva do Independent Filmmaker Project (IFP), a mais antiga e maior organização de cineastas independentes, que conta com mais de 10.000 membros no mundo inteiro e lançou o Made in NY Media Center by IFP, um centro de incubação para produtores independentes em parceria com o Mayor’s Office for Media and Entertainment e a Economic Development Corporation da Cidade de Nova Iorque. Em Agosto de 2018, foi nomeada Directora Executiva do Toronto International Film Festival (TIFF). Joana Vicente iniciou este novo cargo em Novembro de 2018.

Em 2015 é nomeada para a lista “The Gotham 60: Influential New Yorkers in Entertainement and Media”, e em 2013 é nomeada para a “Variety’s Women’s Impact List” e “Marie Claire’s New Guard Power List”.

Participou no júri internacional do festival de Sundance em 2013 e do Festival de Tribeca em 2015. Nos últimos três anos tem sido nomeada como uma das 100 pessoas mais influentes na Cultura de Brooklyn pela Brooklyn Magazine. Em 2007 recebeu o prestigioso “Made in NY Award” pelo Presidente da Camara Michael Bloomberg.

Joana Vicente é professora adjunta na NYU Stern Business School e serve em vários conselhos executivos: NYU Production Lab Advisory Board, Feirstein Graduate Film School Advisory Board e Jerusalem International Film Lab advisory Board.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.