manuela-veloso-mosaico

Empresa: Carnegie Mellon University

País: Estados Unidos

Área: Ciência

Manuela Veloso possui uma Licenciatura e um Mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Doutorada em Ciência de Computadores pela Carnegie Mellon University (CMU) em Pittsburgh.

Desde 1992, é professora no Departamento de Ciência de Computadores (CMU), e actualmente detém o título de “Herbert A. Simon University Professor.”

Investiga na área de Inteligência Artificial e Robótica. Fundou e lidera um laboratório de investigação CORAL, www.cs.cmu.edu/~coral, dedicado a investigação de agentes autónomos de computação que colaboram, observam, raciocinam, actuam e aprendem. É co-fundadora do RoboCup, uma iniciativa para o estudo de equipes de agentes autónomos em ambientes de grande incerteza e com adversários, como o futebol de robots.

Investiga robots móveis de serviço que realizam tarefas de assistência de transporte de objectos e guias em ambientes de trabalho. Recentemente, introduziu o conceito de “autonomia simbiótica” para responder à realidade que identificou em que os robots têm inevitavelmente limitações de percepção, conhecimento e actuação: os robots pedem auxilio às pessoas, ou acedem à internet, ou colaboram com outros robots, para superarem as suas limitações.

Faz parte do programa CMU-Portugal, www.cmuportugal.org, uma iniciativa que fomenta e suporta a colaboração com estudantes e professores de instituições portuguesas. Recebeu várias honras e prémios académicos, e com os seus alunos e colaboradores, publicou mais de 250 artigos. Até Agosto de 2015 orientou 32 alunos de doutoramento.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.

Detalhes em www.cs.cmu.edu/~mmv