Pedro Pereira da Silva

Empresário, Investidor, CEO

  • País Portugal
  • Setor Investimento

Pedro Pereira da Silva é um executivo, investidor e consultor.

Pereira da Silva exerceu funções como Diretor Geral do Pick n Pay Retail, segundo maior retalhista em África, com cerca de 1700 lojas, operando em diversos formatos de retalho alimentar e não alimentar, com cerca de 85.000 funcionários, com vendas na ordem dos 5 000 milhões de euros.

De Março de 2016 a Fevereiro de 2017, foi Presidente do Dixy Group, sediado em Moscovo na Rússia, o terceiro maior retalhista do país com mais de 2.800 lojas – supermercados, hipermercados e “cash & carry”. O grupo emprega mais de 60.000 empregados, com vendas na ordem dos 4000 milhões de euros, dispersa em bolsa desde 2007 e detida em 54,4% pelo grupo Mercury.

Pedro Pereira da Silva foi, entre 2011 e 2015, Chief Operating Officer (COO) do grupo Jerónimo Martins, acumulando com funções de Country Manager da Polónia e posteriormente Portugal, liderando o projecto da abertura das operações na Colômbia. Considerado um dos gestores mais associados nos últimos anos à expansão e sucesso da cadeia de lojas Biedronka, sendo CEO da companhia entre 2000 e 2010, atualmente o maior retalhista da Polónia e a segunda maior empresa do País em volume de vendas com mais de 2.680 lojas e 58 000 funcionários, sendo o maior empregador privado do país.

Iniciou o seu percurso profissional em Portugal, no grupo Jerónimo Martins, tendo sido director de compras dos supermercados Pingo Doce, director do primeiro hipermercado Feira Nova em Lisboa e mais tarde CEO dos supermercados Lidosol e João Gomes Camacho Cash & Carry, presentes na Madeira.

É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, e conta com um EMBA pela Harvard Business School, Harvard University, em Boston e completou o Program for Executive Developmentno IMD, Suíça.

Pedro Pereira da Silva foi fundador e Presidente da Câmara de Comércio Polónia-Portugal entre 2008 e 2016, eleita a melhor Câmara de Comércio Portuguesa Bilateral no mundo – reconhecimento atribuído pela primeira vez em 2015 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foi também Conselheiro de Estado em Portugal para a internacionalização da economia portuguesa, Membro da direção da associação polaca ECR – Efficient Consumer Response e fundador e membro da direção da POHID – associação de empresas de retalho na Polónia.

Convidado especial para diversos seminários e conferências, recebeu diversos prémios e reconhecimentos, tendo sido nomeado o terceiro melhor gestor da Polónia, na fase de transformação do país entre 1989 e 2014, atribuído pelo ranking Rzeczpospolita Eagles of Management.

Foi também condecorado com a medalha da Ordem de Mérito, em 2008, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva; premiado em 2013 com a Ordem de San Carlos, no Grau de Comandante, pelo Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos; e agraciado com a Ordem de Mérito da Ordem dos Cavaleiros da República da Polónia, pelo Presidente da República da Polónia, Bronislaw Komorowski, em 2015.

Pedro Pereira da Silva é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Julho de 2016.