phillepe-detalhe

Empresa: Galerie Mendes

País: França

Área: Cultura

Philippe Mendes é fundador e galerista na Galerie Mendes em Paris.

Em Novembro de 2016 conseguiu colocar na exposição permanente do Museu do Louvre um quadro de Josefa de Óbidos, ‘Maria Madalena confortada pelos Anjos’. A obra foi comprada por Philippe Mendes num leilão da Sotheby’s por 238 mil euros para ser uma espécie de ponto de partida para uma galeria portuguesa no museu francês. Esta é uma parte do caminho para divulgar a arte portuguesa.

Nascido em Paris, filho de pais portugueses, Philippe Esteves Mendes estudou Direito na Sorbonne, e depois História da Arte entre a Escola do Louvre e os Museus do Vaticano, em Roma. Especializou-se em pintura italiana do século XVII, e regressou ao museu de Paris para integrar o seu departamento científico e leccionar História da Pintura Italiana.

Em 2008, estabeleceu-se por conta própria com uma galeria de arte e antiguidades no centro de Paris, Galerie Mendes. Nos últimos anos tem andado à redescoberta das suas raízes lusas através da história da arte. E acredita que a arte portuguesa pode finalmente conquistar o seu espaço no Museu do Louvre.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Novembro de 2017.