ricardo-castanheira-detalhe

Empresa: REPER

País: Bélgica

Área: Cidadania

Ricardo Castanheira é actualmente Conselheiro Técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas.

Anteriormente foi Director-Geral da Motion Picture Association – América Latina, desde 2013, que representa institucionalmente os seis maiores estúdios do mundo: Walt Disney, Warner Bros., Sony Pictures, 21st Century Fox, Universal, Paramount.

Ricardo Castanheira foi também Director de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil de 2011 a 2013; Director de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Microsoft Portugal de 2007 a 2011; Presidente da FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação), em Lisboa, entre 2005 e 2007. Por diversos anos exerceu advocacia como sócio principal da CAPA – Sociedade de Advogados, em Coimbra.

Entre 1995 e 2002 foi o mais jovem Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral de Coimbra. Foi, ainda, Deputado à Assembleia Parlamentar da NATO (1999/2002) e Peticionário ao Comité dos 24  da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Tem intervenção activa em diversas entidades como a ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual) e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

É Licenciado em Direito (1997) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e possui diversas formações adicionais: em Negociação pela Universidade de Harvard – John F. Kennedy School of Government (Boston); em Gestão da Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); um Programa Avançado de Gestão (AMP) pelo Instituto de Empresa – Business School (Madrid) e um Mini – MBA pelo INDEG Business School (Lisboa).

Ricardo Castanheira é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Agosto de 2016.