Rita de Sousa Coutinho

Empreendedora, CEO e Investidora

  • País Emirados Árabes Unidos
  • Setor Investimento

Rita de Sousa Coutinho é fundadora e CEO da Ocean Participações, com diversos investimentos em empresas, nomeadamente na Benjamin, na qual esteve dois anos como CEO (2015-2016), que se tornou na maior cadeia de padarias do Brasil. Com mais de 25 anos de experiência em retalho e consumo em diversas geografias da Europa, América Latina, Ásia e Médio Oriente, trabalha desde 2017 com Conselhos de Administração e Comissões Executivas de empresas em áreas como reinvenção de negócio, digitalização e expansão internacional.

Foi CEO de diversos negócios em grandes retalhistas mundiais, como no Walmart/Sam’s Club na China, no Casino/Grupo Pão de Açúcar no Brasil. Rita iniciou a sua carreira no Grupo Jerónimo Martins em 1997 onde exerceu diversas funções executivas, entre as quais Diretora de Marketing e Comercial do Pingo Doce e Diretora de Novos Negócios.

É licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tem um MBA pelo INSEAD, e frequentou o Advanced Management Program (AMP182) e Women on Boards: Succeeding as a Corporate Director da Harvard Business School, sendo Alumni de ambas as instituições.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Maio de 2018.