ronald-de-pinho-detalhe

Empresa: Eliminate Cancer Initiative 

País: Estados Unidos

Área: Ciência

Ronald DePinho é Co-Fundador e Director do Eliminate Cancer Initiative (ECI), juntamente com Andrew Forrest, um dos membros do projecto Minderoo da Fundação, que visa apoiar e incentivar a colaboração em sectores como o governo, a indústria, a academia, a filatropia, e os pacientes, com o objectivo de converter o cancro numa doença não-letal na próxima geração.

A carreira de Ronald DePinho incluiu cátedras na Faculdade de Medicina Albert Einstein e Faculdade de Medicina de Harvard, onde foi director fundador do Instituto Belfer de Ciência Aplicada do Cancro.

Foi o 4º Presidente a Full-Time do Texas University MD Anderson Cancer Center, em Houston, actuando agora como professor e ex-presidente. MD Anderson é a principal instituição do mundo para o estudo, tratamento e prevenção de doenças relacionadas com o cancro e, sob a sua presidência, o MD Anderson lançou o ‘cancer moonshot program’ que inspirou um movimento nacional e expandiu a sua rede global para alcançar agora um terço da população humana.

Ronald DePinho, é internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa em cancro e doenças de envelhecimento e degenerativas. Foi reconhecido com muitas honras e prémios, incluindo a adesão à Academia Nacional de Ciências e Medicina, Fellow da Academia Americana de Artes e Ciências e da Associação Americana de Pesquisa do Cancro, o American Cancer Society Research Professorship, Honorary Degrees, entre outros reconhecimentos. Foi premiado em 2015 com o grau de Comandante da ordem de ‘Saint James of the Sword’ pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. É também fundador de várias empresas privadas e públicas de biotecnologia.

Ronald DePinho é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2013.