zita-detalhe

Empresa: Instituto Superior Técnico

País: Portugal

Área: Ciência

Zita Martins é astrobióloga no Instituto Superior Técnico. Até ao Outono de 2017 foi Royal Society University Research Fellow (URF) no Imperial College em Londres. Investiga há mais de 15 anos como surgiu a vida na Terra e se existe vida fora dela.

Licenciada em Química pelo Instituto Superior Técnico, foi Cientista Convidada na agência espacial norte-Americana (NASA) enquanto concluía o doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos). Em 2012 foi Professora Convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis (França).

Entre 2007 e 2009 trabalhou para a missão a Marte ExoMars. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras. É presentemente Co-Investigadora de duas missões espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA) que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS).

Deu mais de cem entrevistas sobre Ciência nos meios de comunicação social internacional, e foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Woman. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em Ciência. Foi homenageada no projecto “Mulheres na Ciência” da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva.

Zita Martins foi agraciada em 2015 com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo Presidente da República e é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Junho de 2017.

Related Articles