O Conselho da Diáspora Portuguesa realizou o 2º Encontro Anual do Conselho da Diáspora, no Palácio da Cidadela, em Cascais, em Dezembro de 2014.

Entre os participantes e os Conselheiros de Portugal no Mundo estiveram presentes o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Presidente Honorário do Conselho e o Presidente da República e Presidente Honorário do Conselho, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

Neste Encontro Anual houve dois temas de discussão:

  1. Portugal como nearshoring Go-To-Country

Este painel propôs-se debater o posicionamento de Portugal como localização para a criação de centros de serviços empresariais em operações de outsourcing e nearshoring. Portugal é um país com forte imagem de hospitalidade, segurança e estabilidade, excelentes condições naturais e um estilo de vida muito atraente, para além da vantagem da situação geopolítica em relação ao mundo que fala português. Estas vantagens contrastam com a falta de imagem tecnológica internacional, reduzida visibilidade nos mercados de outsourcing e um deficit no número de recursos especializados na área das tecnologias de informação.

 

  1. Prevenção da Doença e Promoção da Saúde

A Prevenção exige conhecimento, que deverá residir no sistema educativo, decorrente da responsabilidade nos cuidados infantis e protecção das gerações futuras. Igualmente crucial é o papel das empresas na difusão de uma cultura de prevenção, beneficiando na melhoria da produtividade e desempenho, bem como na redução de custos inerentes.

Portugal encontra-se numa boa condição para acelerar o seu plano de prevenção da saúde, graças às suas infra-estruturas e profissionais de saúde competentes e bem preparados – com um ensino de qualidade e investigação que é premiada e reconhecida internacionalmente.

 

LEIA AS CONCLUSÕES DOS TEMAS DEBATIDOS AQUI. 

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Dezembro de 2014

Related Articles