All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

3 de Junho de 2015

Investigador português vence prémio europeu

O investigador português Luís Delgado, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ser, este mês, distinguido pela Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica.

O investigador português Luís Delgado, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ser, este mês, distinguido pela Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI) por ter “contribuído tremendamente para o desenvolvimento da Alergologia como especialidade médica, tanto a nível nacional, como internacional”.

Luís Delgado vai receber o prémio “The Charles Blackley Award”, atribuído, anualmente, pela EAACI com o objetivo de distinguir “os médicos e investigadores europeus que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de diagnósticos e estratégias terapêuticas inovadores, para o controlo e prevenção das doenças alérgicas, para a compreensão da sua fisiopatologia e para reforçar a Alergologia como especialidade clínica na Europa”.

Licenciado e Doutorado pela FMUP, Luís Delgado é diretor do Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP, tendo a seu cargo as unidades curriculares de Imunologia Básica e Imunologia Clínica desta Faculdade, revela, em comunicado, a Universidade do Porto.

O investigador colabora, também, com o Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar de São João, no Porto, e é, neste momento, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, adianta a instituição de ensino universitário portuense.

Com uma profícua atividade científica, que incide, principalmente, na investigação das doenças pulmonares intersticiais e ocupacionais, da alergia a fármacos (toxidermias), da alergia ocular e da asma na prática desportiva, Luís Delgado é coautor de três livros, dez capítulos em livros médicos e mais de uma centena de artigos científicos.

O docente universitário integrou, entre 2003 e 2011, o Comité Executivo da EAACI, onde ocupou o cargo de vice-presidente para a Eucação e Especialidade. Em 2001, fundou e presidiu o Grupo de Interesse em Alergia, Asma e Desporto da EAACI e dirigiu a Joint EAACI/ERS Task Force e a EAACI/AAAAI PRACTALL 2008: BASE initiative, ambas dedicadas à asma e doenças alérgicas associadas ao desporto.

Luís Delgado vai receber o galardão no próximo dia 6 de Junho durante o Congresso Anual da EAACI que decorre em Barcelona, Espanha. Além do português, a academia vai distinguir, ainda, Marek Kowalski (da Polónia), Anne Moneret-Vautrin (de França) e Wytske Fokkens (da Holanda).

Por boasnoticias.pt, 02 Junho 2015