All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

24 de Maio de 2016

Turismo garante 7,9% do emprego nacional

As estatísticas do World Travel & Tourism Council (WTTC) salientam que o sector do turismo está a crescer a um ritmo superior ao das próprias economias, há já cinco anos.
Os últimos anos de ‘boom’ no Turismo já se fazem sentir ao nível do emprego. Há mais empresas no sector e o número de postos de trabalho não tem parado de aumentar.
As estatísticas do World Travel & Tourism Council (WTTC), atravessam 184 países e procuram perceber o impacto económico da indústria do Turismo e Transportes nas várias economias e regiões – por exemplo, G20, aliança do Pacífico ou OCDE onde Portugal também se insere. A entidade salienta que o sector está a crescer a um ritmo superior ao das próprias economias há já cinco anos.
Segundo a organização, o turismo criou 284 milhões de empregos em todo o mundo e daqui a dez anos suportará 370 milhões. Em Portugal, daqui a dez anos, o sector poderá responder por mais de um milhão de empregos. No final do ano passado, transportes e turismo eram responsáveis por 363 mil empregos: 7,9% do emprego em Portugal, de acordo com o WTTC.
Em 2016, numa altura em que já se aponta para um novo ano de recorde, este organismo com mais de 25 anos, antevê que o número de pessoas empregadas nesta área possa subir para 441 mil (mais 4,6% do que o registado no ano passado). A contribuição total será, no entanto, bem maior: 915 mil empregos suportados por esta indústria – 22% do emprego em Portugal repartido entre agências de viagens, hotéis, empresas de transporte (excepto transporte pendular), companhias aéreas, e negócios de lazer e entretenimento para turistas.
Portugal é, por isso, o 33º país onde o Turismo Viagens mais pesa para a criação de riqueza.
Em 2015, o WTTC estima que o turismo e viagens tenham gerado 11,3 mil milhões de euros para o PIB (6,4% da riqueza). O valor, antecipam, deverá acelerar em 2016 para atingir 14,6 mil milhões. A acompanhar o crescimento do sector está o investimento que, de acordo com os dados da WTTC, ascendeu a 2,4 mil milhões de euros em Portugal, no ano passado. Isto significa 8,9% do investimento feito em Portugal.
Espera-se que o sector cresça 3,5% em 2016.

Por Excelência Portugal, Abril 2016