All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

4 de Maio de 2017

70% dos emigrantes querem regressar

Mais de dois terços dos portugueses que emigraram nos anos da crise estão dispostos a regressar ao país nos próximos anos. A conclusão é de um estudo promovido pela Fundação AEP no âmbito do projecto Empreender 2020 – Regresso de uma Geração Preparada.
Dos mais de 70% que dizem pretender voltar para Portugal, mais de 60% estão dispostos a fazê-lo nos próximos três anos e pouco menos de 40% no médio prazo – em cinco ou mais anos.
O estudo está a ser realizado há vários meses na diáspora portuguesa, em particular na Europa, com o apoio da União Europeia/Feder, através do financiamento comunitário Compete 2020. O inquérito é conduzido por uma equipa de consultores do Grupo CH e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a coordenação do investigador Pedro Góis.
De acordo com o Observatório da Emigração, que cita dados das Nações Unidas, a percentagem de emigrantes portugueses que vivem na Europa passou de 53% em 1990 para 62% em 2015. Nesse último ano o volume das saídas de emigrantes de Portugal estagnou em alta pelo terceiro ano consecutivo, em cerca de 110 mil por ano, de 2013 a 2015. Na Europa, o Reino Unido foi o país para onde emigraram mais portugueses em 2015 – 32,3 mil -, seguindo-se França, Suíça e Alemanha.

Por Jornal de Negócios, Março 2017