All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

4 de Maio de 2017

Maior congresso de cruzeiros do Mundo

O Seatrade Cruise é o evento internacional mais importante na área de cruzeiros e irá ocorrer em Lisboa em setembro de 2018.
A cidade e o porto de Lisboa vão receber, em setembro de 2018, o maior congresso mundial sobre a indústria de cruzeiros, o Seatrade Cruise Med.
A revelação foi dada por Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, durante a sessão de apresentação da estratégia para o aumento da competitividade portuária na capital. Após avaliação das condições da capital portuguesa para receber este evento, a organização da Seatrade Cruise Med considerou Lisboa a cidade ideal para a realização da sua 12ª edição, num congresso que ocorrerá pela primeira vez em Portugal. A candidatura do porto de Lisboa foi apoiada pelo Ministério do Mar, pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Turismo de Portugal, pela Associação Turismo de Lisboa e pela Lisbon Cruise Terminals.
O Seatrade Cruise Med é um evento bienal de dois dias e meio muito focado no Mediterrâneo e nos seus mares adjacentes, o segundo destino mundial de cruzeiros. “Expositores de todo o mundo, incluindo várias novas empresas de cruzeiro, reúnem-se para mostrar os seus produtos e as inovações do sector.
Este evento internacional é dos mais importantes na área de cruzeiros, e envolve entre quatro e cinco mil participantes, incluindo armadores e representantes de autoridades portuárias, além de cerca de 200 expositores”, explica um comunicado da APL – Administração do Porto de Lisboa. Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, considera que com a vitória desta candidatura “Portugal afirma-se cada vez mais como player de referência mundial no sector dos cruzeiros, com todas as vantagens que a região e o país daí retiram, tanto em valor económico como em notoriedade para a cidade e o país.” Para Lídia Sequeira, presidente da APL, “esta vitória é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer, no setor dos cruzeiros”, acrescentando que “a expetativa é que este evento venha a ser mais um agente dinamizador da economia deste sector”.
Diversos especialista desta indústria consideram que “Lisboa tem a localização ideal para servir de porto de ligação ou porto base para cruzeiros entre o Mediterrâneo, o Norte da Europa e as ilhas do Atlântico”. “Com uma ampla escolha de hotéis, um aeroporto com voos regulares para a maioria dos destinos europeus e Brasil, os voos mais curtos para a América do Norte e do Sul a partir do continente europeu, além de história, eventos culturais e pontos de lazer, Lisboa é ideal para cruzeiros em trânsito ou em operação de turnaround”, defendia recentemente um artigo da revista especializada Medcruise.
Por altura da realização da Seatrade Cruise Med, o porto de Lisboa já terá o novo terminal de cruzeiros em pleno funcionamento, que se espera venha a ser inaugurado ainda durante o primeiro semestre de 2017. “O terminal será uma ferramenta importante para fazer crescer o mercado de cruzeiros na capital portuguesa, depois de em setembro passado o porto de Lisboa ter conquistado pela segunda vez o prémio de “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa” nos World Travel Awards. Nestes prémios internacionais a cidade de Lisboa também saiu vencedora ao receber, pela terceira vez, o prémio de “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, justifica o referido comunicado da APL.

Por Jornal Económico, Março 2017