All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

16 de Junho de 2017

Turismo bate recorde em 2016

O número de dormidas superou os 53 milhões, enquanto as receitas de aposento ultrapassaram os dois mil milhões de euros, com a taxa de ocupação média a superar os 63%.
Na 12ª edição do Altas da Hotelaria da Deloitte, Portugal contava no final de 2016 com mais 81 empreendimentos turísticos (total de 1.945) e 3.536 opções de alojamento face ao ano anterior. O número de dormidas superou os 53 milhões, enquanto as receitas de aposento ultrapassaram os dois mil milhões de euros, com a taxa de ocupação média a superar os 63%. Em 2017, são esperadas 38 novos alojamentos turísticos, maioritariamente de quatro e cinco estrelas.
Segundo o estudo, que analisa os dados do sector hoteleiro em Portugal, o Algarve e o Norte são as regiões que concentram o maior número de empreendimentos turísticos, seguidas da Região Centro, Lisboa, Alentejo, Madeira e Açores.
O Algarve lidera também no número de alojamentos, representando 32%, contudo é Lisboa que assume a segunda posição, com 21%. Os hotéis continuam a ser a tipologia de empreendimentos turísticos mais representativa em Portugal, com 73%. Seguem-se os apartamentos turísticos, os hotéis apartamentos, os hotéis rurais, os aldeamentos turísticos e as pousadas. .
A Região Autónoma da Madeira e Lisboa são as regiões do país com a maior taxa de ocupação, 77% e 72% respectivamente. A região de Lisboa apresenta também o preço médio por quarto mais elevado do país (80,65 euros). Todas as regiões viram as suas receitas por quarto disponível crescer. No entanto, Lisboa volta a destacar-se com uma receita de 59,18 euros, um aumento de 5,58 euros face ao ano passado.
De acordo com o Atlas da Hotelaria 2017, a cidade de Lisboa registou em 2016 uma taxa de ocupação superior a algumas das grandes cidades europeias (76,2%), como Roma, Madrid e Paris, embora ainda se encontre abaixo de Londres, Amesterdão e Barcelona. No entanto, o valor das receitas por quarto disponível, de 69,1 euros no caso de Lisboa e de 42,9 euros no caso do Porto, ficam abaixo da média europeia, que é de 87,9 euros. A Região Autónoma da Madeira e o Algarve apresentam a estadia média mais elevada, com 5,39 e 4,49 dias. Quando analisado o índice de sazonalidade, os meses de julho, agosto e setembro são os que registam o maior número de dormidas.
Os grupos Pestana Hotels & Resorts/ Pousadas de Portugal, Vila Galé Hotéis e Accor Hotels formam o top 3 do ranking nacional dos 20 grupos hoteleiros / entidades de management com o maior número de alojamentos.

Por Volta ao Mundo, Junho 2017