All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

22 de Agosto de 2017

Escola do futuro. Mundo Digital nas Escolas

Empresa portuguesa instala 10 mil manuais digitais nas salas de aula com o objectivo de abandonar progressivamente os materiais em papel.
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma da Assembleia da República que visa fomentar a desmaterialização dos manuais escolares, abandonando progressivamente os materiais em papel.
A tecnologia está a chegar cada vez mais às salas de aula, com a substituição dos manuais escolares tradicionais para livros e material escolar digital. A Nautilus, uma empresa portuguesa sediada no concelho do Porto, já instalou mais de 10 mil manuais digitais nas salas de aula das escolas portuguesas. As crianças e jovens vão dizendo adeus aos cerca de 12 quilos que carregam nas mochilas diariamente e abraçando o “fomento, desenvolvimento e generalização da desmaterialização dos diversos recursos educativos”, conforme estipulou o diploma.
“Para esta transição ser bem-sucedida, as salas de aula devem ser equipadas com a tecnologia adequada. (…). Os produtos Escola Interativa tornaram-se mais populares desde a implementação do Plano Tecnológico da Educação do Governo Português, cujo objetivo foi garantir a disponibilidade de um quadro interativo em cada três salas de aula em 2010”, explica a empresa tecnológica em comunicado.

Por Jornal Económico, Agosto 2017