O Conselho da Diáspora Portuguesa participou no “Primeiro Encontro do Portugal Network em Portugal”, tendo sido representado pelo Presidente da Direcção, Filipe de Botton, no passado dia 22 de Abril, no Museu das Artes de Sintra.

O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa participou na sessão de abertura do evento do PT Network subordinado ao tema “Políticas Europeias e Economia Nacional”, ao lado de Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Fernanda Ferreira Dias, Directora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas e Henrique Burnay, Presidente do Portugal Network.

Participou também neste encontro o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que salientou que as empresas portuguesas são “muito boas” e estão entre as melhores na Europa, aconselhando que apostem mais na preparação dos projetos, cumprindo o princípio de que a inovação se atinge na “interceção entre o sonho e o detalhe”.

“Aquilo que eu vejo aqui é do melhor que se faz no mundo, portanto não tenham qualquer tipo de complexo em relação à inovação portuguesa. Os melhores exemplos vêm de Portugal e nós temos que ter essa capacidade de lutarmos, sobretudo termos esse orgulho”, vincou. o comissário europeu.

O “Primeiro Encontro do Portugal Network em Portugal” debateu a transformação que a inovação, a digitalização e a reindustrialização estão a gerar na economia, a resposta que a União Europeia está a dar a estes desafios, e como as empresas portuguesas se devem preparar para as alterações nas políticas europeias, na regulamentação e no financiamento europeu.

O Portugal Network iniciou a sua actividade há dez anos, em Bruxelas, onde reúne portugueses que trabalham nas instituições europeias e no universo que as rodeia para ouvirem portugueses falar sobre o que interessa e preocupa o país. Desta vez, porém, o Encontro do Portugal Network foi em Portugal.

Para além do apoio institucional do Conselho da Diáspora Portuguesa, o evento contou também com o apoio da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, da Direcção-Geral das Actividades Económicas, da AICEP e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, bem como com o patrocínio do Eupportunity – European Affairs Consultancy.

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa e Diário de Notícias/Lusa, Abril de 2019

Related Articles