São quatro as Conselheiras de Portugal no Mundo que figuram entre as mais influentes no mundo dos negócios, segundo a Forbes Portugal: Domitília dos Santos, Cidália Luís-Akbar, Inês Caldeira e Rita de Sousa Coutinho.

A última edição do ano 2019 da Forbes Portugal, incluiu quatro Conselheiras de Portugal no Mundo entre as mulheres portuguesas que mais se destacam no mundo dos negócios, dentro e fora de portas.

– (#12) Domitília dos Santos. Presidente do Dos Santos Group.

Uma das mais influentes mulheres portuguesas na diáspora, que fez carreira e ganhou o seu lugar num ambiente dominado pelo género masculino: Wall Street. Gestora de patrimónios, é directora no banco de investimento norte-americano Morgan Stanley, onde lidera o Dos Santos Group. Entre outras posições de relevo, faz parte do Conselho da Diáspora Portuguesa e dos órgão das sociais da Câmara de Comércio Americana em Portugal. Atleta de mão cheia, é actualmente a portuguesa com mais maratonas percorridas: 268. Fora da actividade profissional, faz voluntariado em várias instituições de renome, entre elas, o New York Public Library, Carnegie Hall e o Metropolitan Museum of Art.

– (#15) Cidália Luís-Akbar. Presidente da M. Luís Construction.

Presidente da empresa de construção M. Luís Construction é conhecida pelo ímpeto empreendedor e espírito de liderança, tendo ganho vários prémios nos EUA. A presença no Top 100 Mulheres de Maryland em 2011 e 2014 e a eleição pela Enerst&Young em 2014 como “Empreendedora do Ano” são apenas alguns dos galardões que esta portuguesa, membro do Conselho da Diáspora Portuguesa, acumula. Em 2018 recebeu as insígnias de Comendadora da Ordem do Mérito. A empresa emprega mais de 40 milhões de euros anualmente.

– (#18) Inês Caldeira. Presidente-executiva da L’Oréal Tailândia.

Mais um exemplo de sucesso do capital humano além-fronteiras. Executiva, lidera as operações da multinacional francesa de produtos de beleza e cosmética – L’Oréal – na Tailândia, Vietname e Laos, mercados que 2018 geraram receitas de 275 milhões de euros. Tornou-se na mulher mais nova a liderar uma nultinacional em Portugal quando aos 35 anos assumiu a presidência executiva do negócio L’Oréal em Portugal. Um caso de gestão e capacidade de excelência no feminino que terá, certamente, muito mais para dar.

– (#20) Rita de Sousa Coutinho. Fundadora e presidente-executiva da Ocean Participações.

Personagem de relevo na diáspora portuguesa, tendo desempenhado vários cargos em empresas nacionais e internacionais do sector do retalho, entre elas, o Grupo Pão de Açucar (Brasil) e o Grupo Jerónimo Martins, onde liderou o Negócio Proximidade e as actividades do grupo português no Brasil. É fundadora e presidente-executiva da Ocean Participações, uma empresa de consultoria e investimento, é sócia da Benjamin a Padaria, uma das maiores redes de distribuição de pão no Brasil, e colabora com a Walmart China. É alumna da escola de gestão INSEAD e da Harvard Business School, onde aprofundou os estudos iniciados na Universidade Católica.

Por Forbes e Conselho da Diáspora Portuguesa, Janeiro de 2020

Related Articles