Isabel Pavão-Horvath lança livro multimédia

A artista e Conselheira da Diáspora Portuguesa, é a responsável pela pintura do livro multimédia “The Heart Is A Drowning Object”, que conta com poemas de Katherine Vaz e é publicado pela Artist’s Proof Editions. 

Rubrica na revista Executive Digest – Zoom out global

Defensora da meritocracia, Ana Tavares, Conselheira da Diáspora Portuguesa, é quem trata das Finanças da Canon, nos EUA. Mas diz procurar também fazer o máximo por Portugal, a partir do seu lugar na Diáspora. 

Manuela Ferro: “Um líder tem de saber ouvir; muitas ideias boas não partem de nós”

É a primeira vice-presidente portuguesa em 70 anos de história do Banco Mundial, com responsabilidades na área de Políticas de Operações e Serviços de País. A Conselheira da Diáspora, Manuela Ferro, recorda os momentos chave da carreira.

Inês Caldeira: O deslumbramento de descobrir a Tailândia

O testemunho da Conselheira da Diáspora Inês Caldeira sobre o que tem aprendido desde que assumiu a liderança da L’Oréal Tailândia, Cambodja e Laos. A paixão pela Ásia começou cedo, mas só depois de 17 anos de carreira na Europa, é que o sonho se concretizou.

Mais de 300 investigadores debateram a doença de Parkinson em Portugal

O Synuclein Meeting 2019, que contou com o Conselheiro da Diáspora Portuguesa, Tiago Outeiro na organização, reuniu mais de 300 investigadores de todo o mundo em Portugal para discutirem os avanços mais recentes na área do Parkinson.

7º Encontro Anual: Pensar a economia no nosso Planeta

O Conselho da Diáspora Portuguesa reúne-se pelo sétimo ano consecutivo, a 20 de Dezembro de 2019, no Palácio da Cidadela, em Cascais, com o tema “Pensar a economia no nosso Planeta”.

Portugal recebe encontro internacional de especialistas em Parkinson

Com o tema principal Where we are and where we need to go, o Synuclein Meeting 2019, realiza-se em Ofir, de 1 a 4 de Setembro, com o Conselheiro da Diáspora Tiago Fleming Outeiro na organização e o apoio do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Quality Risk Management Summit na Ericeira

O Conselheiro da Diáspora Portuguesa António Moreira, que é Vice-Provost da Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC), faz parte do comité organizador científico do QRM Summit Ericeira 2019, a ter lugar nos dias 10 e 11 de Outubro.

Migrações bem geridas “quase sempre beneficiam” países de origem e de destino

O secretário-geral das Nações Unidas destacou, na sua mensagem para o EurAfrican Fórum, o contributo das migrações dizendo que estas, “quando geridas apropriadamente”, quase sempre “beneficiam ambos os países”, o de origem e o de destino.

Cinco países africanos inspiram-se no Conselho da Diáspora Portuguesa para criarem redes de influência

Após a 2ª edição do EurAfrican Forum foi anunciado que alguns países africanos vão criar Conselhos da Diáspora inspirados no modelo português. Angola, Etiópia, Guiné-Bissau, Moçambique e Nigéria são os países que estão a preparar o lançamento das suas próprias redes de influência.

2ª Edição EurAfrican Forum: ‘Partnership of Equals’

O EurAfrican Forum 2019 decorreu nos dias 4 e 5 de Julho,  com o tema “Partnership of Equals: Sharing Values, Sharing Prosperity”, no Grand Auditorium da NOVA School of Business and Economics, em Cascais.

EurAfrican Forum 2019: Entrevista da Euronews ao Presidente de Moçambique

À margem do evento, o Conselho da Diáspora concedeu à Euronews uma entrevista ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi (traduzida para 8 línguas), onde o Presidente partilhou a sua visão sobre  a reconstrução do país após a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

“Em África, o céu é o limite” das oportunidades

O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa afirma que o EurAfrican Forum tem como objectivo fazer de Portugal uma plataforma privilegiada para as relações entre Europa e África.

Desenvolver África através do financiamento do sector privado

Em antecipação ao 2º EurAfrican Forum, o FurtherAfrica entrevistou Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da IFC para o Oriente Médio e África e Conselheiro da Diáspora Portuguesa, para uma conversa sobre o papel da IFC no desenvolvimento e financiamento da África.

Rubrica na revista Executive Digest – Fotógrafa debaixo de água

Maya de Almeida Araújo foi atleta de natação no Benfica, headhunter e, hoje, é uma das talentosas especialistas em fotografia debaixo de água em movimento. Premiada e reconhecida internacionalmente pelas suas fotografias subaquáticas, muitas feitas em apneia, que começaram por ter animais como modelos e agora se centram em pessoas.

Eugénia da Conceição-Heldt recebeu a Medalha Europeia da Baviera

A Conselheira da Diáspora Portuguesa e Professora na Universidade Técnica de Munique (TUM) recebeu a Medalha Europeia da Baviera do Ministro Europeu da Baviera, Dr. Florian Herrmann, pela sua “criatividade, inovação e dinamismo intelectual”.

Envolver as diásporas no desenvolvimento de África

Explorar todos os benefícios de uma diáspora é um desafio enfrentado pelos governos africanos. O FurtherAfrica entrevistou Filipe de Botton, Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, que está a usar a força e a influência dos seus pares para ajudar a aproximar os europeus e os africanos.

Chef Elijah Amoo Addo confirmado para pitch durante almoço do EurAfrican Forum

O chef Elijah Amoo Addo, fundador e CEO da Food for All Africa, vai falar sobre como a comida pode ser um elo entre as pessoas e regiões para estabelecer relações mais fortes entre Europa e África, a 4 de julho, no almoço do EurAfrican Forum 2019.

Rubrica mensal na revista Executive Digest – O cientista do cérebro

É um dos investigadores na linha da frente das doenças neurodegenerativas: Parkinson e Alzheimer, mas apresenta-se como um bioquímico do Porto, que se especializou em neurociências. Entrevista de Tiago Fleming Outeiro à Executive Digest.

António Gonçalves em conferência sobre Gestão e Economia

O Conselheiro de Portugal no Mundo e fundador da EA Ventur, António Gonçalves, participou como orador nas jornadas de Economia e Gestão 2019 da Universidade do Minho, no passado mês de Abril.

Rubrica mensal na revista Executive Digest – A produtora independente

Joana Vicente “é uma figura de proa da indústria cinematográfica de Nova Iorque, tendo produzido mais de 40 filmes e fundado três empresas, incluindo a primeira produtora digital dos EUA e o primeiro estúdio de distribuição e produção em alta definição do país”. Entrevista de Joana Vicente à Executive Digest.

Presidente da República de Moçambique vai discursar no EurAfrican Forum 2019

A organização do EurAfrican Forum anunciou hoje a presença do Presidente de Moçambique, Sua Excelência Filipe Nyusi, para um discurso institucional no primeiro dia do evento, 4 de julho de 2019.

Os portugueses a influenciar pelo mundo

É mais do que uma rede de networking mundial de portugueses influentes na economia, ciências, cultura e cidadania. O Conselho da Diáspora Portuguesa é reconhecido como um instrumento relevante para o país. Entrevista do Presidente da Direcção à Executive Digest.

Encontro Portugal Network em Portugal com apoio institucional do Conselho da Diáspora

O Conselho da Diáspora Portuguesa participou no “Primeiro Encontro do Portugal Network em Portugal”, tendo sido representado pelo Presidente da Direcção, Filipe de Botton, no passado dia 22 de Abril, no Museu das Artes de Sintra.

Nuno Teles fala sobre desafios de liderança do mercado cervejeiro

Um ano depois de assumir a liderança da Diageo Beer Company, o Conselheiro da Diáspora Portuguesa Nuno Teles fala sobre os desafios da indústria da cerveja com as novas gerações e sobre os bons resultados da empresa no último ano. 

António Moreira condecorado no Brasil

O Conselheiro da Diáspora Portuguesa e Vice-Provost da Universidade de Maryland em Baltimore County (UMBC), António Moreira, foi condecorado no Brasil, no dia 20 de Março de 2019, durante o I Simpósio Internacional de Biofármacos. 

“The Taste of Business” – Portugal

O “A Taste of Business”, organizado pelo The World Trade Center Institute (WTCI), e que dá a conhecer um país em cada evento, vai apresentar Portugal no próximo evento, dia 23 de Abril, promovido pelo Conselheiro António Moreira, Vice-Provost da UMBC. 

Sérgio Pimenta no Africa CEO Forum 2019

Sérgio Pimenta, Conselheiro da Diáspora Portuguesa e Vice-Presidente do International Finance Corporation (IFC) para o Médio Oriente e África, foi orador no Africa CEO Forum 2019, em Kigali.

Isabelle Coelho-Marques: Ordem Executiva de acesso à língua é um feito histórico para comunidades portuguesas

A presidente da NYPALC e Conselheira da Diáspora, Isabelle Coelho-Marques, juntou-se executivo de Westchester, na Fundação Generoso Pope, em Tuckahoe, para a assinatura da Lei de Ordem Executiva de Acesso à Língua no condado.

Conselho da Diáspora apoia evento do Portugal Network

O Conselho da Diáspora Portuguesa uniu-se ao Portugal Network no seu primeiro evento em Portugal, com o tema “Políticas Europeias e Economia Nacional”, que decorreu no dia 22 de Abril, no Museu das Artes de Sintra.

António Horta Osório distinguido nos EUA

O Conselheiro da Diáspora foi agraciado com a medalha da Foreign Policy Association pela sua carreira internacional desenvolvida em vários países, bem como pelo trabalho na expansão do conhecimento público dos assuntos e económicos e financeiros internacionais.

Manuela Veloso distinguida com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

O prémio, que distingue anualmente duas mulheres formadas pelo Instituto Superior Técnico que se tenham destacado na sociedade civil e na vida académica, premeia este ano Manuela Veloso, Conselheira da Diáspora, na categoria Role Model, e Mariana Araújo, como Young Alumni.

Eugénia da Conceição-Heldt no World Economic Forum

A Conselheira de Portugal no Mundo e Reitora de Modernização da Bavarian School of Public Policy da Universidade Técnica de Munique (TUM), foi nomeada para a rede de especialistas em União Europeia do World Economic Forum.

“Se quer uma oportunidade internacional posicione-se para a conseguir”

Dirige os serviços financeiros da Canon com responsabilidades para todo o continente americano. Com 15 anos de carreira internacional e radicada dos Estados Unidos desde 2006, a Conselheira da Diáspora Ana Tavares partilha a sua experiência com a Executiva.

2ª Edição EurAfrican Forum: ‘Partnership of Equals’

 A 2ª Edição do EurAfrican Forum terá lugar nos dias 4 e 5 de Julho de 2019, no Grand Auditorium da NOVA School of Business and Economics, em Cascais, com o tema “Partnership of Equals: Sharing Values, Sharing Prosperity”.

“Persiste um foco exagerado na atuação de curto prazo”

Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, em entrevista ao Jornal Económico onde salienta que “persiste um foco exagerado na actuação de curto prazo e a percepção de menor urgência na antecipação e preparação para a mudança”.

Banco Mundial reforça apoio a países africanos da CPLP

Manuela Ferro, a Conselheira da Diáspora que supervisiona as políticas corporativas do Banco Mundial em matéria de financiamento, falou sobre o apoio da instituição aos países africanos da CPLP em entrevista à Lusa.  

Um ‘think-tank’ que reúne portugueses pelo mundo

Filipe de Botton falou com a agência Lusa em antecipação ao Encontro Anual sobre o trabalho que tem sido feito desde a criação do Conselho e quais as perspectivas de futuro que se aproximam.

“Portugal vai ser um centro de captação de talento”

Empreender e arriscar para o sucesso» foi o tema de uma das Conversas com a Diáspora que decorreu no dia 20 de dezembro, em que participaram os Conselheiros Nuno Sebastião, CEO da Feedzai e John Melo, CEO da Amyris Biotechnologies.

2ª Edição ‘Conversas com a Diáspora’

A 2ª Edição das ‘Conversas com a Diáspora’ realiza-se a 20 de Dezembro de 2018, no LACS – Communitivity of Creators, em Lisboa, para conversas informais sobre genética, empreendedorismo,  personal branding e impacto social.

4ª Edição do Fórum de Negócios Portugal – África | Senegal

A CCIPS/AO – Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental, presidida pelo Conselheiro Gonçalo Terenas, e a AEP – Associação Empresarial de Portugal realizaram no dia 23 de Outubro a 4ª Edição do Fórum de Negócios Portugal – África | Senegal 2018.

Joana Rocha Scaff, uma das mulheres mais influentes em Private Equity

Joana Rocha Scaff foi considerada uma das 11 mulheres mais influentes na área do Private Equity da Europa. A Conselheira da Diáspora e Directora na Neuberger Berman vai ser oradora no Encontro Anual de 2018 para falar sobre investimento.

6º Encontro Anual: Talento Português e Competitividade

O Conselho da Diáspora Portuguesa reúne-se no 6º Encontro Anual para debater o talento português e a atracção de investimento, a 21 de Dezembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 8.30 e as 13.00.

Gonçalo Terenas no Fórum Bizfeira 2018

O Conselheiro da Diáspora participou na edição deste ano do Fórum Bizfeira dedicado ao tema ‘As PME na Economia Global’, que ocorreu em Santa Maria da Feira.

Ron DePinho angaria fundos para ensaios clínicos

A Tvardi Therapeutics, co-fundada pelo antigo presidente da M.D. Anderson e Conselheiro da Diáspora, angariou 9 milhões de dólares para apoiar ensaios clínicos de um medicamento experimental contra o cancro.

Ricardo Castanheira debate incentivos fiscais para a cultura

O Conselheiro da Diáspora e Conselheiro junto da REPER foi moderador num debate sobre incentivos fiscais para a cultura no Fórum Desafios da Indústria Criativa e da Integração dos Mercados de Brasil e Portugal.

Zita Martins, uma estrela na astrobiologia

A Conselheira da Diáspora e astrobióloga, que foi recentemente convidada a fazer parte de uma missão espacial japonesa, fala sobre o seu percurso e carreira internacional na astrobiologia.

David Lopes promove debate sobre mercado de trabalho

“O trabalho é um dos espelhos mais nítidos da sociedade que conseguimos construir em conjunto”. É desta forma que o diretor-geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Conselheiro da Diáspora, David Lopes, justifica o encontro que debateu o mercado de trabalho.

A maior conferência sobre Alzheimer e Parkinson

Lisboa é a cidade da 14ª Conferência Internacional ADPD – Alzheimer Disease/Parkinson Disease, promovida pelo Conselheiro Tiago Fleming Outeiro, que terá lugar entre 26 e 31 de Março de 2019.

Joana Vicente na direcção do Festival de Toronto

A Conselheira da Diáspora Portuguesa e produtora Joana Vicente é a nova directora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), sendo co-responsável pela organização com Cameron Bailey.

Cidália Luís-Akbar condecorada

A Conselheira de Portugal no Mundo, Cidália Luis-Akbar, foi condecorada com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, atribuído pelo Presidente da República, no passado mês de Abril, nos Estados Unidos.

Parceria HUB biotecnologia Amyris-UCP

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Amyris, liderada pelo Conselheiro de Portugal no Mundo, John Melo, renovaram um acordo que estabeleceu em 2016 o “European Bioproduct Research Institute” na Escola Superior de Biotecnologia da UCP.

Conselho da Diáspora e Lusa firmam protocolo

O Conselho da Diáspora Portuguesa e a Agência Lusa celebraram um protocolo para “incentivar a motivar um maior contacto entre os portugueses” no exterior.

Filipe de Botton: entrevista ao Económico

O Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, antecipa oportunidades para uma acção conjunta entre Portugal e países africanos em discussão no Estoril, durante o EurAfrican Forum 2018.

João Taborda e Ron de Pinho no Portugal Economic Forum

O Conselheiros da Diáspora Portuguesa foram oradores no Portugal Economic Forum 2018, um evento dedicado a Portugal, em Nova Iorque.

CDP apoia concerto de fado em Houston

Os fadistas portugueses Camané e Nathalie Pires deram um concerto no Luciole International Theatre Company, uma iniciativa que contou com o apoio do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Alberto Carvalho e Manuela Ferro no XVII PAPS Forum

Os Conselheiros da Diáspora Portuguesa Alberto Carvalho e Manuela Ferro participaram como oradores no XVII PAPS Forum, nos Estados Unidos.

José Ivo no Texas EU-Business Summit18

O Cônsul Honorário de Portugal em Houston participou como orador no Texas EU-Business Summit 2018, um evento que teve como tema principal as oportunidades de negócio na Europa.

Tecnologia: estamos “condenados a colaborar”

A COTEC, da qual Jorge Portugal é Diretor-geral, marcou presença na Hannover Messe, uma das maiores feiras de tecnologia industrial a nível mundial.

Gonçalo Terenas cria Câmara de Comércio

Gonçalo Terenas, presidente do grupo Africa Cluster, criou, juntamente com um grupo de empresários, a Câmara de Comérico e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental (CCIPS), no passado dia 4 de Maio.

É tempo de acabar com o tabu da saúde mental

António Horta-Osório revelou ao jornal britânico The Guardian que a saúde mental dos funcionários do Lloyds Banking Group tem sido uma prioridade na empresa.

Manuela Veloso contratada pela JP Morgan

  A investigadora irá liderar a unidade de investigação em inteligência artificial que está incluída num pacote de investimentos tecnológicos de 10,8 mil milhões de dólares da JP Morgan.

Pedro Pereira da Silva no Pick n’ Pay South Africa

O Conselheiro da Diáspora Portuguesa assumiu em Janeiro de 2018 o cargo de Director-Geral do Pick n’ Pay South Africa.

Henrique Cymerman lança novo livro

O Conselheiro da Diáspora e repórter lançou um novo livro sobre o terrorismo islamista “O terror entre nós”. «O Daesh defende o modo de vida do século VII e usa a tecnologia do século XXI»    

Ricardo Pereira condecorado

Ricardo Pereira foi condecorado com a Ordem de Mérito, em Abril, no Rio de Janeiro, distinção atribuída pelo Presidente da República Portuguesa.

Armando Almeida na Direcção Da Tupl

O membro do Conselho da Diáspora, Armando Almeida, tem um novo cargo profissional na Tupl, Inc. desde Março.

Alberto Carvalho em entrevista ao DN

Alberto Carvalho, membro do Conselho da Diáspora Portuguesa, é superintendente das escolas do terceiro maior agrupamento americano.

Carlos Pone: África, região estratégica

Conselheiro Carlos Pone fala sobre a importância de África enquanto região estratégica de negócios à Crown Publications.

Jorge Portugal, entrevista ao Dinheiro Vivo

Jorge Portugal: “Muitas empresas associam inovação a risco elevado”. O diretor-geral da Cotec é membro do júri do Prémio Inovação NOS.

Miguel Azevedo, entrevista à CNBC

Conselheiro de Portugal explicou no canal CNBC o que torna África um continente para investir.

Paulo Peereboom, CEO da Makro Netherlands

O Conselheiro Paulo Peereboom é, desde o início deste ano, Chief Executive Office da Makro Nehterlands.

Azzim Gulamhussen no Lisbon Summit18

Azzim Gulamhussen foi orador no The Lisbon Summit 2018, no dia 14 de março, onde participou no painel “Fintech: Adapting to the Digital Future”.

Nuno Teles presidente da Diageo USA

O Conselheiro Nuno Teles, que foi considerado um dos 50 melhores Chief Marketing Officer dos Estados Unidos, vai liderar a Diageo Beer Company, a partir de 1 de março.

Cidália Luís-Akbar. Entrevista ao DN

Cidália Luís-Akbar e a irmã Natália Luís estão à frente da M. Luis Construction desde 2008, a empresa que os pais fundaram nos EUA.

Gonçalo Terenas em fórum empresarial

Gonçalo Terenas, representante empresarial e institucional da diáspora portuguesa, no Forum Smart Manufacturing German City, na China, que decorreu no dia 23 de janeiro de 2018.

“2077 – 10 Segundos para o Futuro”. RTP

A RTP apresenta a série documental “2077 – 10 Segundos para o Futuro”, com emissão internacional,

Manuela Ferro em entrevista ao Público

Manuela Ferro fala do combate à desigualdade, da erradicação da pobreza e da importância da educação e saúde para a concretização desses objectivos.

Conselho da Diáspora recebido em São Bento

No passado dia 19 de Dezembro, o Primeiro Ministro, António Costa, convidou o Conselho da Diáspora Portuguesa para um Porto de Honra aos 40 Conselheiros de Portugal no Mundo presentes.

“Os custos de segurança estão a subir”

Em rescaldo da conferência “Innovation Meets Cybersecurity”, o diretor-geral da Cotec faz o balanço: “Os custos da segurança estão a subir e isso é insustentável.”

Entrevista Pedro Domingos. Observador

A entrevista ao português que Bill Gates recomendou e que diz que os algoritmos vão curar o cancro. Pedro Domingos (membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2016), é professor e investigador em Ciências da Computação na Universidade de Washington.

Entrevista Filipe de Botton – revista BOW

“O sucesso alcança-se mas tem de ser perseguido e trabalhado todos os dias e durante 24h. Nada acontece por acaso e sem esforço.”, Filipe de Botton em entrevista à revista Bow (AEP). “Portugal Business on the Way” – edição nº 5 BOW (AEP)

Diplomatica Talks – Costa do Marfim

Diplomática Talks – Oportunidades de Investimento na Costa do Marfim, um evento dirigido ao target diplomático e empresarial com o objectivo de fomentar as relações entre os países participantes.

Conselho distinguido com Utilidade Pública

A Ministra da Presidência e Modernização Administrativa concedeu a categoria de Utilidade Pública ao Conselho da Diáspora Portuguesa, publicada em Diário da República no dia 24 de Agosto de 2017.

O Gestor que faz do perigo a sua profissão

Entrevista a António Gonçalves, Director Internacional da ES-KO e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa – Revista Visão, edição 17 de Agosto 2017.

ECO. Entrevista a José F. Moura

“A nossa privacidade é um grande ponto de interrogação. Será que desapareceu?”, refere o membro mais recente do Conselho da Diáspora. Ao ECO, falou de cibersegurança, privacidade e ciência.

Portugal. Hub da produção audiovisual

Nuno Teles é Chief Marketing Officer da Heineken nos EUA e gere 370 milhões de dólares de orçamento. Integra o Conselho da Diáspora e quer trazer para Portugal a produção audiovisual de publicidade.

Portugueses. “Grande lição de superação”

João Noronha Lopes é vice-presidente global da McDonald’s, responsável pela estratégia ‘franchising’ e liderou a operação de venda de 80% do negócio na China – em entrevista à revista Exame.

VII Fórum Banca Expansão, Angola

Cimeira anual da banca, promovido pelo jornal Expansão, debate regulação e supervisão, contando com a participação da Conselheira Altina Gonzalez em uma das comunicações de fundo do evento.

Embaixador Empresarial do Ribatejo

Gonçalo Terenas – Presidente e Fundador do Africa Cluster e Membro do Conselho da Diáspora – nomeado Embaixador Empresarial do Ribatejo nos mercados da Costa do Marfim e Senegal.

7th NY PORTUGUESE SHORT FILM FESTIVAL

NY Portuguese Short Film Festival – VII Edition a ser apresentado pelo Arte Institute, em Londres, no dia 23 de Junho – promovido pela Conselheira Ana Miranda.

Um português na alta cozinha internacional

É um dos nomes de que se fala no mundo da alta cozinha. Nuno Mendes é chef executivo do hotel de luxo londrino Chiltern Firehouse e dono do restaurante Taberna do Mercado, em East End.

Inovação. Entrevista a Jorge Portugal

Portugal tem evoluído em vários níveis da inovação na última década, mas o investimento em Investigação e Desenvolvimento está muito abaixo dos concorrentes europeus, explica o Director-Geral da Cotec.

Cimeira “Atlantic Interactions” – Açores

Centro Internacional de Investigação para o Atlântico vai ser construído nos Açores até ao fim de 2018, anunciado na Cimeira Internacional “Atlantic Interactions” realizada nos Açores.

Missão Empresarial à Costa do Marfim

A AEP, em parceria com a Embaixada da Costa do Marfim em Portugal e com o apoio do África Cluster, está a promover uma Missão Empresarial nos dias 15 a 19 de Julho na Cidade de Abidjan.

Quality Risk Management Summit, Lisboa

Realiza-se em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Maio, a cimeira internacional “Quality Risk Management Summit”, contando com a participação do Conselheiro de Portugal no Mundo, António Moreira.

Think Tank’ para Acelerar o País

Conselho da Diáspora Portuguesa em destaque na edição de Março de 2017 da revista Comunicações da APDC. Filipe de Botton e Pedro Domingos em entrevista na revista «Comunicações» da APDC.

O Fabuloso Mundo de Maya

“O futuro está nos oceanos” – A revista SÁBADO em parceria com o The New York Times preparou uma edição especial sobre o mar e a importância que ele tem para Portugal e para o mundo.

Evento DOW em Portugal

Evento interno da empresa Dow em Portugal, promovida pelo Conselheiro de Portugal no Mundo Carlos Silva Lopes. Pela primeira vez a Dow realizou um evento interno desta grandeza em Portugal.

Internacionalize para o Mercado Francês

A AIDA -Associação Industrial do Distrito de Aveiro promove o Seminário de apoio à internacionalização das empresas portuguesas para o mercado francês, contando com o apoio do Conselho da Diáspora

Amadeo de Souza Cardoso. Estreia no MoMA

O documentário “Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna”, realizado pelo Conselheiro Christophe Fonseca, vai ser exibido no MoMA, em Nova Iorque, a partir de 8 de abril.

Indústria 4.0 – Entrevista a Jorge Portugal

“A sociedade tem de vencer a corrida da requalificação entre pessoas e máquinas”. Jorge Portugal, director-geral da COTEC Portugal, explica o que está em causa no lançamento do programa Indústria 4.0 .

“A automação é inevitável”. Manuela Veloso

Manuela Veloso, Directora do Departamento de Aprendizagem Máquina da Carnegie Mellon University dos Estados Unidos: “No mundo dos robôs há espaço para os humanos” ao Expresso.

GPS. Rede de Cientistas Portugueses

A Global Portuguese Scientists é uma rede social de cientistas portugueses dispersos pelo mundo fora, que facilita a divulgação de conhecimento e de oportunidades de investigação à escala global.

Maya Almeida “Water People”

Maya Almeida, fotógrafa e directora criativa, está a desenvolver um projecto artístico designado “Water People”, que conta com o apoio de Fabien Cousteau e Jeremy Irons como Embaixador.

TVI24. 21ªHora com Conselheiros da Diáspora

O Conselho da Diáspora Portuguesa em entrevista no programa da TVI24 «21ª Hora» com José Alberto Carvalho, emitido no passado dia 22 de Dezembro.

RTP. Conselho da Diáspora em Entrevista

Assista ao Decisão Nacional emitido a 18 Dezembro na RTP Internacional, com Filipe de Botton, Ricardo Monteiro e Joana Vicente. O Conselho da Diáspora Portuguesa em destaque no «Decisão Nacional» emitido a 18 Dezembro na RTP Internacional.

“Os robots são um alerta para a sociedade”

Manuela Veloso em entrevista ao Observador e oradora convidada do painel “Gerir na Era Digital” do IV Encontro do Conselho da Diáspora Portuguesa a ocorrer no dia 22 Dezembro 2016 em Cascais.

Observador. A imagem de Portugal

Conselheiro da diáspora Ricardo Monteiro e o empreendedor Miguel Santo Amaro analisaram a forma como a imagem do país tem vindo a alterar-se e o que é preciso fazer para atrair mais investimento.

Observador. Entrevista a Joana Vicente

Joana Vicente lidera a maior organização americana de cinema independente e já produziu filmes de Brian de Palma e Todd Solondz. “Se Portugal quer atrair a indústria audiovisual, tem de investir”.

Protocolo UMBC-U.Porto

University of Maryland, Baltimore County (UMBC) e Universidade do Porto assinam acordo de cooperação liderado por António Moreira, vice-reitor da UMBC e membro do Conselho da Diáspora.

Público.’A Nova Vaga de Portugal no Mundo’

Última edição do Caderno Extra do Público – “Os Nossos Melhores Embaixadores: A Nova Vaga de Portugal no Mundo” – 15 Setembro No âmbito da última edição do caderno extra publicado pelo jornal Público no passado dia 15 de Setembro, partilhamos entrevistas concedidas por alguns dos nossos Conselheiros.

Entrevista a António Calçada de Sá

Entrevista a António Calçada de Sá para o Caderno Extra do Público – “Os Nossos Melhores Embaixadores”, edição especial Norte e Centro – 1 Setembro 2016.

Público.”Os nossos Melhores Embaixadores”

Caderno extra do jornal o Público: “Os nossos melhores Embaixadores” – edição Norte e Centro, publicação 1 Setembro 2016.

7ª “Orquestra XXI” com Ricardo Pereira

“Sonho de uma noite de verão” – A sua 7.ª digressão a Portugal começa em Setembro, apresentando-se pela primeira vez, com um coro de câmara, assinalando os 400 anos da morte de William Shakespeare.

Entrevista a John Melo – Observador

Novo hub de biotecnologia no Porto – John Melo, membro do Conselho da Diáspora e Presidente da Amyris, procurou uma parceria académica em Portugal porque quer ver crescer o país que o viu nascer.

Iniciativa Web Summit – Egon Zehnder NYC

A Egon Zehnder promove a iniciativa “Portugal, A Rising Startup Nation And Home To The Next Web Summit”, em parceria com a Portugal-US Chamber of Commerce em Nova Iorque e o AICEP.

HUB europeu de Biotecnologia no Porto

A Escola Superior de Biotecnologia da UCP e a empresa norte-americada AMYRIS, líder mundial em aplicações de biotecnologia industrial, irão criar o “European Bioproduct Research Institute” no Porto.

“Instabilidade destrói a imagem do país”

O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora, Filipe de Botton, em entrevista ao Expresso. “Só a estabilidade conseguirá colocar e manter Portugal nos “holofotes” mediáticos mundiais “de forma credível”. Quem o diz é o presidente da direcção do Conselho da Diáspora, Filipe de Botton.

Arte Institute promove a arte portuguesa

Arte Institute está a levar ao mundo a arte contemporânea portuguesa, a partir de Nova Iorque, onde o Arte Institute foi criado em 2011, Ana Miranda já realizou eventos em 13 países.

Filme sobre Amadeo de Souza Cardoso

O documentário sobre Amadeo de Souza Cardoso, realizado pelo Conselheiro da Diáspora Christophe Fonseca, foi exibido pela 1ª vez na Fundação Calouste Gulbenkian.

Filipe de Botton no ‘Palavra aos Diretores’

O Conselho da Diáspora Portuguesa foi apresentado no programa ‘Palavra aos Diretores’ emitido pela RTP Internacional no dia 30 de Março de 2016.

O Conselho da Diáspora na ‘PortugalGlobal’

Destaque do Conselho da Diáspora Portuguesa e Filipe de Botton em entrevista na edição de março da revista ‘PortugalGlobal’ da Aicep.

Filme de Christophe Fonseca em 180 países

Cineasta e Membro do Conselho da Diáspora Portuguesa realiza documentário sobre Amadeo de Souza-Cardoso, que será exibido em mais de 180 países com estreia em Abril de 2016.

Entrevista ao Conselheiro Nuno Mendes

“O Guia Michelin tem de se ajustar”. A importância do Guia Michelin, os seus restaurantes e o crítico de The Times são alguns dos assuntos que o Chef Nuno Mendes falou ao GPS.

Conversas com o Observador

Estarão as novas gerações estão preparadas para as necessidades do mercado de trabalho? Um debate entre Manuel de Miranda e Agostinho da Silva “Competências para o século XXI: Estão as novas gerações preparadas?”

Visita à Indústria Aeronáutica Portuguesa

Portugueses de Toulouse visitaram a indústria aeronáutica em Portugal, e em destaque à Embraer, a convite de João Taborda.

Portugal precisa de ir além da “dimensão geográfica”

No dia em que os membros do Conselho da Diáspora se reúnem pela terceira vez, o Observador tentou perceber quais são os desafios e prioridades do próximo ano. E lembrar as conquistas de 2015.

É preciso “escalar outra vez a montanha” da língua portuguesa

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a cultura e língua portuguesa é a “porta de entrada mais fácil para a nossa economia”. É o novo vice-presidente honorário do Conselho da Diáspora.

Cavaco Silva homenageia em Belém três personalidades da diáspora portuguesa

Cavaco Silva condecorou com vários graus honoríficos Ronald DePinho, António Pargana e Pedro Gadanho, três personalidades da diáspora portuguesa que se têm destacado nas respetivas áreas profissionais.

Entrevista a Filipe de Botton

“Portugal é hoje um país muito mais afirmado e credível lá fora”. Empresário defende que o controlo das contas públicas foi relevante para reforçar a imagem externa do país.

Diáspora: Quem são os conselheiros portugueses

São 83 ‘embaixadores informais’ que falam e pensam português em 21 países espalhados pelos 5 continentes.

António Simões é o novo presidente do HSBC

O português será o novo presidente-executivo do HSBC Bank e director executivo da Europa, a partir de 1 de Setembro de 2015.

Negócios e Diaspora

Luiz Fuchs e António Reis debatem aeronáutica e empreendedorismo.

Manuela Veloso investiga inteligência artificial

A investigadora portuguesa Manuela Veloso ganha bolsa para criar mecanismos seguros para a Inteligência Artificial, graças a um investimento de Elon Musk.

Eléctrico de Cortiça Português nos EUA

A campanha é uma iniciativa do Arte Institute. Vai haver um eléctrico de cortiça em tamanho real da autoria do designer Nuno Vasa, chamado “Prazeres 28”.

O Fator Diáspora

A diáspora tem um papel central na afirmação de Portugal. Nunca como agora os talentos portugueses espalhados pelo mundo são tão fundamentais para mostrar que há um novo capital de competência estratégica de base nacional.

A fuga dos cérebros

Este Conselho, estabelecido com o alto patrocínio do Senhor Presidente, procura mobilizar o talento nacional estabelecido além-fronteiras para os desígnios do país.

Presidente recebe gestores de topo

Presidente recebe gestores de topo. Que pedem um desejo para 2015: “Estabilidade política”

Portugal “está muito mais preparado”

Filipe Botton, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, disse no encontro desta segunda-feira que Portugal já fez grandes progressos no que diz respeito à imagem que projeta para o exterior.

Cavaco e Executivos Reunidos

O investimento volta a marcar o encontro de hoje entre Cavaco Silva e dezenas de empresários e executivos influentes.

Portugal tem um desafio de crescimento

Com 71 portugueses, o Conselho da Diáspora quer atrair mais na China, Índia e Sudoeste asiático. Pensar o futuro a longo prazo é um dos objectivos do Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), explica Filipe de Botton.

Cavaco Silva distingue empresários portugueses

O Presidente da República homenageou dois empresários portugueses, que já tinha decidido condecorar no 10 de Junho, recebendo-os no Palácio de Belém.

Financiamento Islâmico: discussão em Portugal

Conselho da Diáspora trouxe o tema do financiamento islâmico para discussão em Portugal. “É um financiamento alternativo a preços extremamente competitivos”.

Financiamento ao abrigo da Lei Islâmica

Mohammed Dawood esteve em Lisboa onde participou na conferência organizada pelo Conselho da Diáspora Portuguesa sobre o tema ‘Financiamento ao abrigo da lei islâmica”. Veja a entrevista.

Armando Almeida lidera PT em Portugal

Armando Almeida lidera a PT Portugal, desempenhando o cargo de presidente executivo, substituindo Zeinal Bava que se dedicará na totalidade à Oi e à integração das operações em Portugal e no Brasil.

O Melhor de Portugal

Os Portugueses são melhores do que a imagem que têm de si próprios. Conheça as conclusões da Conferência Económico “O Melhor de Portugal”.

Jorge da Costa vence Prémio FAZ – Diáspora

Jorge da Costa e Ricardo Ribeiro foram os vencedores ex-aequo da 7.ª edição do Prémio FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.

Há 13 portugueses na GoldmanSachs

Há 13 portugueses na GoldmanSachs, mas António Esteves, ‘partner’ da Goldman Sachs, quer que haja mais portugueses a trabalhar no banco norte-americano.

Bringing Portuguese Culture to New York

In the spring of 2011, a young woman stood up during a panel discussion at a conference sponsored by the Portuguese-American Post-Graduate Society at the NYU Langone Medical Center in Manhattan.

Armando Zagalo de Lima: Best Leader Awards 2014

Armando Zagalo de Lima, vencedor dos Best Leaders Awards 2014, frisa: “A inovação é a única fonte sistemática de crescimento em qualquer negócio” Armando Zagalo de Lima: A inovação é a única fonte sistemática de crescimento em qualquer negócio.

Olhar para a Irlanda como exemplo “Não é Racional”

António Simões, líder do HSBC no Reino Unido, afirmou que Portugal não deve imitar a Irlanda na saída do programa de assistência financeira.

Futuro da Economia e do País reúne elite Nacional

“Futuro da Economia e do País reúne elite Nacional”. Conheça o Especial Diário Económico sobre o Conselho Da Diáspora Portuguesa e o primeiro Encontro Anual 2013.

Jornalista Portuguesa Mariana van Zeller

A jornalista portuguesa e Conselheira de Portugal no Mundo, Mariana Van Zeller, vai investigar os submundos da América na série ‘Infiltrados nos Estados Unidos’, do canal National Geographic.

Portugueses Globais no Mundo Global

Vivemos hoje num mundo nómada e interligado. Os dois fenómenos do nosso tempo são a circulação global de pessoas e a organização social e económica em redes. Filipe de Botton, Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa frisa: «Vivemos hoje num mundo nómada e interligado.

Ricardo Monteiro nomeado Presidente Havas Worldwide

Segundo comunicado do grupo de comunicação e publicidade Havas Worldwide, Ricardo Monteiro foi nomeado presidente da área de publicidade do grupo francês.

Embaixadores do nome de Portugal

Embaixadores do nome de Portugal: conheça a influência da rede de Talentos Portugueses no Mundo

Portugueses que lideram operações no Mundo aconselham estudantes

Conheça as recomendações valiosas para vencer no mercado global de quatro portugueses que lideram operações nos negócios e na investigação em todo do mundo.