Realizar-se-á dia 10 Maio 2022, pelas 15:30 (hora de Lisboa GMT) a Assembleia Geral do Conselho da Diáspora.
Clique para mais informações.
O Presidente da República presidiu, em Madrid, a um jantar organizado, conjuntamente, pela Câmara de Comércio e Indústria Hispano Portuguesa e pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, em que participaram 170 empresários e gestores portugueses e espanhóis dos mais diversos setores da economia.
O Presidente da República recebeu, em audiência no Palácio de Belém, a direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, no dia 11 de abril.
O Memorando de Entendimento entre o Município de Cascais e o Conselho da Diáspora Portuguesa foi assinado segunda-feira, 11 de Abril, melhorando a parceria existente há vários anos.
Com uma carreira bem sucedida no estrangeiro, a Conselheira da Diáspora, Joana Rocha Scaff, managing director e head of Europe Private Equity na Neuberger Berman, é hoje é uma das 50 pessoas mais influentes em private equity na Europa, em que apenas quatro são mulheres.
Rahool Pai Panandiker integrou a Boston Consulting Group (BCG) em 2005 como consultor nos escritórios de Lisboa tendo sido posteriormente transferido para a BCG na Índia, onde é actualmente Sócio e Administrador.
Eterno curioso, aventureiro e ávido de aprender com as pessoas com quem trabalha. A ideia de ir gerir a região mais dinâmica e de maior dimensão da Novartis desde a Nova Zelândia até Marrocos, despertou em si uma enorme vontade de abraçar o desafio.
Ricardo Araújo Pereira é o primeiro convidado das conversas digitais, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O objetivo é combater a ausência do debate e o isolamento intelectual e ainda encontrar respostas para o futuro do país e dos portugueses após a pandemia.
Com um percurso de mais de 17 anos de carreira nacional e internacional, Inês Caldeira é agora CEO da L’Oréal Tailândia, Laos & Cambodja.
A Panavídeo, fundada pela Conselheira da Diáspora, Telma Teixeira da Silva, lançou a série documental “Nós, Portugueses”, com o objectivo reflectir sobre aquele que será o futuro dos portugueses.
Um técnico de som que se transformou num dos pesos pesados da indústria da música em Portugal e no Brasil. Paulo Junqueiro é o Presidente da Sony Music Brasil.
A artista residente nos EUA e Conselheira de Portugal no Mundo lança o livro “Porto-Paris-Nova Iorque”, que reflecte os seus 35 anos de carreira, e inaugura exposição, a 27 de Março, na Galeria Árvore, no Porto.
Com uma carreira bem sucedida no estrangeiro, a Conselheira da Diáspora, Joana Rocha Scaff, managing director e head of Europe Private Equity na Neuberger Berman, é hoje é uma das 50 pessoas mais influentes em private equity na Europa, em que apenas quatro são mulheres.
A Conselheira da Diáspora é uma das referências mundiais em inteligência artificial, lidera um projecto do maior banco norte-americano, J.P. Morgan e recebeu o seu primeiro Doutoramento honoris causa, atribuído pela Universidade Católica Portuguesa.
Cinco Conselheiros de Portugal no Mundo são apontados pela Forbes Portugal como algumas das estrelas da diáspora: Luís Amaral, Inês Caldeira, Nuno Sebastião, Paulo Junqueiro e Pedro Pereira da Silva.
Tinha 34 anos quando foi promovido a Managing Director do Morgan Stanley e mais tarde a responsável pelo departamento de fusões e aquisições para a Europa e Ásia. Há 14 anos, Paulo Cartucho Pereira fundou a Perella Weinberg.
A trabalhar na Walmart na China, depois de oito anos no Brasil, como gestora e empreendedora, Rita de Sousa Coutinho defende que a carreira internacional não é necessariamente um risco. A Conselheira da Diáspora falou com a Executiva sobre a sua carreira.
São quatro as Conselheiras de Portugal no Mundo que figuram entre as mais influentes no mundo dos negócios, segundo a Forbes Portugal: Domitília dos Santos, Cidália Luís-Akbar, Inês Caldeira e Rita de Sousa Coutinho.
Alexandre Tavares da Novartis Singapura e Manuela Ferro do Banco Mundial, falaram com a RTP sobre qual o papel de um Conselheiro de Portugal no Mundo.
Há centenas de portugueses espalhados pelo mundo que lideram operações em vários sectores. Prestam uma preciosa ajuda nos contactos sempre que uma delegação política ou empresarial portuguesa se desloca aos países onde trabalham.
Com a ajuda do EurAfrican Forum, uma iniciativa que o Conselho da Diáspora lançou há dois anos, foi possível “já estimular a criação de conselhos da diáspora em cinco países africanos: Moçambique, Nigéria, Etiópia, Angola e Guiné-Bissau”.
O presidente do Conselho da Diáspora, que na sexta-feira realiza o sétimo encontro em Cascais, com o tema “Pensar a economia no nosso planeta”, disse hoje que Portugal tem mais-valias e deve afirmar-se na cadeia global da retenção de carbono.
A maior parte da sua carreira foi dirigida na indústria automóvel, onde assumiu diferentes posições de liderança. Carlos Gomes ocupa a vice-presidência do grupo PSA na China desde 2018, início da primeira e maior crise do mercado chinês dos últimos 25 anos.
O Festival Internacional de cinema de Vila Nova de Foz Côa reconheceu o actor e Conselheiro da Diáspora pela sua carreira e pelas pontes estabelecidas entre Portugal e Brasil na Televisão e no Cinema.
O presidente do Conselho de Administração da Mecachrome e Conselheiro da Diáspora Portuguesa, falou em entrevista à AICEP sobre os investimentos da empresa no sector aeronáutico em Portugal.
O Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP) foi esta semana reconhecido como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), pelo Estado Português.
O Conselheiro da Diáspora Portuguesa e Cônsul Honorário de Portugal em Houston foi reconhecido com o prémio Leadership in Community Service, pela PALCUS.
Em Janeiro do ano passado, Pedro Pereira da Silva atravessou a linha do Equador e mudou-se com a família para a Cidade do Cabo, onde se situa a sede do grupo Pick n’ Pay. Em África encontrou um povo de afecto e grande coração.
A artista e Conselheira da Diáspora Portuguesa, é a responsável pela pintura do livro multimédia “The Heart Is A Drowning Object”, que conta com poemas de Katherine Vaz e é publicado pela Artist’s Proof Editions.
Defensora da meritocracia, Ana Tavares, Conselheira da Diáspora Portuguesa, é quem trata das Finanças da Canon, nos EUA. Mas diz procurar também fazer o máximo por Portugal, a partir do seu lugar na Diáspora.
É a primeira vice-presidente portuguesa em 70 anos de história do Banco Mundial, com responsabilidades na área de Políticas de Operações e Serviços de País. A Conselheira da Diáspora, Manuela Ferro, recorda os momentos chave da carreira.
O testemunho da Conselheira da Diáspora Inês Caldeira sobre o que tem aprendido desde que assumiu a liderança da L’Oréal Tailândia, Cambodja e Laos. A paixão pela Ásia começou cedo, mas só depois de 17 anos de carreira na Europa, é que o sonho se concretizou.
O Synuclein Meeting 2019, que contou com o Conselheiro da Diáspora Portuguesa, Tiago Outeiro na organização, reuniu mais de 300 investigadores de todo o mundo em Portugal para discutirem os avanços mais recentes na área do Parkinson.
O Conselho da Diáspora Portuguesa reúne-se pelo sétimo ano consecutivo, a 20 de Dezembro de 2019, no Palácio da Cidadela, em Cascais, com o tema “Pensar a economia no nosso Planeta”.
Com o tema principal Where we are and where we need to go, o Synuclein Meeting 2019, realiza-se em Ofir, de 1 a 4 de Setembro, com o Conselheiro da Diáspora Tiago Fleming Outeiro na organização e o apoio do Conselho da Diáspora Portuguesa.
O Conselheiro da Diáspora Portuguesa António Moreira, que é Vice-Provost da Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC), faz parte do comité organizador científico do QRM Summit Ericeira 2019, a ter lugar nos dias 10 e 11 de Outubro.
O secretário-geral das Nações Unidas destacou, na sua mensagem para o EurAfrican Fórum, o contributo das migrações dizendo que estas, “quando geridas apropriadamente”, quase sempre “beneficiam ambos os países”, o de origem e o de destino.
Após a 2ª edição do EurAfrican Forum foi anunciado que alguns países africanos vão criar Conselhos da Diáspora inspirados no modelo português. Angola, Etiópia, Guiné-Bissau, Moçambique e Nigéria são os países que estão a preparar o lançamento das suas próprias redes de influência.
O EurAfrican Forum 2019 decorreu nos dias 4 e 5 de Julho, com o tema “Partnership of Equals: Sharing Values, Sharing Prosperity”, no Grand Auditorium da NOVA School of Business and Economics, em Cascais.
À margem do evento, o Conselho da Diáspora concedeu à Euronews uma entrevista ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi (traduzida para 8 línguas), onde o Presidente partilhou a sua visão sobre a reconstrução do país após a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa afirma que o EurAfrican Forum tem como objectivo fazer de Portugal uma plataforma privilegiada para as relações entre Europa e África.
Em antecipação ao 2º EurAfrican Forum, o FurtherAfrica entrevistou Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da IFC para o Oriente Médio e África e Conselheiro da Diáspora Portuguesa, para uma conversa sobre o papel da IFC no desenvolvimento e financiamento da África.
Maya de Almeida Araújo foi atleta de natação no Benfica, headhunter e, hoje, é uma das talentosas especialistas em fotografia debaixo de água em movimento. Premiada e reconhecida internacionalmente pelas suas fotografias subaquáticas, muitas feitas em apneia, que começaram por ter animais como modelos e agora se centram em pessoas.
A Conselheira da Diáspora Portuguesa e Professora na Universidade Técnica de Munique (TUM) recebeu a Medalha Europeia da Baviera do Ministro Europeu da Baviera, Dr. Florian Herrmann, pela sua “criatividade, inovação e dinamismo intelectual”.
Explorar todos os benefícios de uma diáspora é um desafio enfrentado pelos governos africanos. O FurtherAfrica entrevistou Filipe de Botton, Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, que está a usar a força e a influência dos seus pares para ajudar a aproximar os europeus e os africanos.
O chef Elijah Amoo Addo, fundador e CEO da Food for All Africa, vai falar sobre como a comida pode ser um elo entre as pessoas e regiões para estabelecer relações mais fortes entre Europa e África, a 4 de julho, no almoço do EurAfrican Forum 2019.
É um dos investigadores na linha da frente das doenças neurodegenerativas: Parkinson e Alzheimer, mas apresenta-se como um bioquímico do Porto, que se especializou em neurociências. Entrevista de Tiago Fleming Outeiro à Executive Digest.
O Conselheiro de Portugal no Mundo e fundador da EA Ventur, António Gonçalves, participou como orador nas jornadas de Economia e Gestão 2019 da Universidade do Minho, no passado mês de Abril.
Joana Vicente “é uma figura de proa da indústria cinematográfica de Nova Iorque, tendo produzido mais de 40 filmes e fundado três empresas, incluindo a primeira produtora digital dos EUA e o primeiro estúdio de distribuição e produção em alta definição do país”. Entrevista de Joana Vicente à Executive Digest.
A organização do EurAfrican Forum anunciou hoje a presença do Presidente de Moçambique, Sua Excelência Filipe Nyusi, para um discurso institucional no primeiro dia do evento, 4 de julho de 2019.
É mais do que uma rede de networking mundial de portugueses influentes na economia, ciências, cultura e cidadania. O Conselho da Diáspora Portuguesa é reconhecido como um instrumento relevante para o país. Entrevista do Presidente da Direcção à Executive Digest.
O Conselho da Diáspora Portuguesa participou no “Primeiro Encontro do Portugal Network em Portugal”, tendo sido representado pelo Presidente da Direcção, Filipe de Botton, no passado dia 22 de Abril, no Museu das Artes de Sintra.
Um ano depois de assumir a liderança da Diageo Beer Company, o Conselheiro da Diáspora Portuguesa Nuno Teles fala sobre os desafios da indústria da cerveja com as novas gerações e sobre os bons resultados da empresa no último ano.
O Conselheiro da Diáspora Portuguesa e Vice-Provost da Universidade de Maryland em Baltimore County (UMBC), António Moreira, foi condecorado no Brasil, no dia 20 de Março de 2019, durante o I Simpósio Internacional de Biofármacos.
O “A Taste of Business”, organizado pelo The World Trade Center Institute (WTCI), e que dá a conhecer um país em cada evento, vai apresentar Portugal no próximo evento, dia 23 de Abril, promovido pelo Conselheiro António Moreira, Vice-Provost da UMBC.
Sérgio Pimenta, Conselheiro da Diáspora Portuguesa e Vice-Presidente do International Finance Corporation (IFC) para o Médio Oriente e África, foi orador no Africa CEO Forum 2019, em Kigali.
A presidente da NYPALC e Conselheira da Diáspora, Isabelle Coelho-Marques, juntou-se executivo de Westchester, na Fundação Generoso Pope, em Tuckahoe, para a assinatura da Lei de Ordem Executiva de Acesso à Língua no condado.
O Conselho da Diáspora Portuguesa uniu-se ao Portugal Network no seu primeiro evento em Portugal, com o tema “Políticas Europeias e Economia Nacional”, que decorreu no dia 22 de Abril, no Museu das Artes de Sintra.
O Conselheiro da Diáspora foi agraciado com a medalha da Foreign Policy Association pela sua carreira internacional desenvolvida em vários países, bem como pelo trabalho na expansão do conhecimento público dos assuntos e económicos e financeiros internacionais.
O prémio, que distingue anualmente duas mulheres formadas pelo Instituto Superior Técnico que se tenham destacado na sociedade civil e na vida académica, premeia este ano Manuela Veloso, Conselheira da Diáspora, na categoria Role Model, e Mariana Araújo, como Young Alumni.
A Conselheira de Portugal no Mundo e Reitora de Modernização da Bavarian School of Public Policy da Universidade Técnica de Munique (TUM), foi nomeada para a rede de especialistas em União Europeia do World Economic Forum.
Dirige os serviços financeiros da Canon com responsabilidades para todo o continente americano. Com 15 anos de carreira internacional e radicada dos Estados Unidos desde 2006, a Conselheira da Diáspora Ana Tavares partilha a sua experiência com a Executiva.
A 2ª Edição do EurAfrican Forum terá lugar nos dias 4 e 5 de Julho de 2019, no Grand Auditorium da NOVA School of Business and Economics, em Cascais, com o tema “Partnership of Equals: Sharing Values, Sharing Prosperity”.
Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, em entrevista ao Jornal Económico onde salienta que “persiste um foco exagerado na actuação de curto prazo e a percepção de menor urgência na antecipação e preparação para a mudança”.
Manuela Ferro, a Conselheira da Diáspora que supervisiona as políticas corporativas do Banco Mundial em matéria de financiamento, falou sobre o apoio da instituição aos países africanos da CPLP em entrevista à Lusa.
Filipe de Botton falou com a agência Lusa em antecipação ao Encontro Anual sobre o trabalho que tem sido feito desde a criação do Conselho e quais as perspectivas de futuro que se aproximam.
Empreender e arriscar para o sucesso» foi o tema de uma das Conversas com a Diáspora que decorreu no dia 20 de dezembro, em que participaram os Conselheiros Nuno Sebastião, CEO da Feedzai e John Melo, CEO da Amyris Biotechnologies.
A 2ª Edição das ‘Conversas com a Diáspora’ realiza-se a 20 de Dezembro de 2018, no LACS – Communitivity of Creators, em Lisboa, para conversas informais sobre genética, empreendedorismo, personal branding e impacto social.
A CCIPS/AO – Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental, presidida pelo Conselheiro Gonçalo Terenas, e a AEP – Associação Empresarial de Portugal realizaram no dia 23 de Outubro a 4ª Edição do Fórum de Negócios Portugal – África | Senegal 2018.
Joana Rocha Scaff foi considerada uma das 11 mulheres mais influentes na área do Private Equity da Europa. A Conselheira da Diáspora e Directora na Neuberger Berman vai ser oradora no Encontro Anual de 2018 para falar sobre investimento.
O Conselho da Diáspora Portuguesa reúne-se no 6º Encontro Anual para debater o talento português e a atracção de investimento, a 21 de Dezembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 8.30 e as 13.00.
O Conselheiro da Diáspora participou na edição deste ano do Fórum Bizfeira dedicado ao tema ‘As PME na Economia Global’, que ocorreu em Santa Maria da Feira.
A Tvardi Therapeutics, co-fundada pelo antigo presidente da M.D. Anderson e Conselheiro da Diáspora, angariou 9 milhões de dólares para apoiar ensaios clínicos de um medicamento experimental contra o cancro.
O Conselheiro da Diáspora e Conselheiro junto da REPER foi moderador num debate sobre incentivos fiscais para a cultura no Fórum Desafios da Indústria Criativa e da Integração dos Mercados de Brasil e Portugal.
A Conselheira da Diáspora e astrobióloga, que foi recentemente convidada a fazer parte de uma missão espacial japonesa, fala sobre o seu percurso e carreira internacional na astrobiologia.
“O trabalho é um dos espelhos mais nítidos da sociedade que conseguimos construir em conjunto”. É desta forma que o diretor-geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Conselheiro da Diáspora, David Lopes, justifica o encontro que debateu o mercado de trabalho.
Lisboa é a cidade da 14ª Conferência Internacional ADPD – Alzheimer Disease/Parkinson Disease, promovida pelo Conselheiro Tiago Fleming Outeiro, que terá lugar entre 26 e 31 de Março de 2019.
A Conselheira da Diáspora Portuguesa e produtora Joana Vicente é a nova directora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), sendo co-responsável pela organização com Cameron Bailey.
A Conselheira de Portugal no Mundo, Cidália Luis-Akbar, foi condecorada com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, atribuído pelo Presidente da República, no passado mês de Abril, nos Estados Unidos.
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Amyris, liderada pelo Conselheiro de Portugal no Mundo, John Melo, renovaram um acordo que estabeleceu em 2016 o “European Bioproduct Research Institute” na Escola Superior de Biotecnologia da UCP.
O Conselho da Diáspora Portuguesa e a Agência Lusa celebraram um protocolo para “incentivar a motivar um maior contacto entre os portugueses” no exterior.
O Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, antecipa oportunidades para uma acção conjunta entre Portugal e países africanos em discussão no Estoril, durante o EurAfrican Forum 2018.
O Conselheiros da Diáspora Portuguesa foram oradores no Portugal Economic Forum 2018, um evento dedicado a Portugal, em Nova Iorque.
Os fadistas portugueses Camané e Nathalie Pires deram um concerto no Luciole International Theatre Company, uma iniciativa que contou com o apoio do Conselho da Diáspora Portuguesa.
Os Conselheiros da Diáspora Portuguesa Alberto Carvalho e Manuela Ferro participaram como oradores no XVII PAPS Forum, nos Estados Unidos.
O Cônsul Honorário de Portugal em Houston participou como orador no Texas EU-Business Summit 2018, um evento que teve como tema principal as oportunidades de negócio na Europa.
A COTEC, da qual Jorge Portugal é Diretor-geral, marcou presença na Hannover Messe, uma das maiores feiras de tecnologia industrial a nível mundial.
Gonçalo Terenas, presidente do grupo Africa Cluster, criou, juntamente com um grupo de empresários, a Câmara de Comérico e Indústria Portugal – Senegal e África Ocidental (CCIPS), no passado dia 4 de Maio.
António Horta-Osório revelou ao jornal britânico The Guardian que a saúde mental dos funcionários do Lloyds Banking Group tem sido uma prioridade na empresa.
A investigadora irá liderar a unidade de investigação em inteligência artificial que está incluída num pacote de investimentos tecnológicos de 10,8 mil milhões de dólares da JP Morgan.
O Conselheiro da Diáspora Portuguesa assumiu em Janeiro de 2018 o cargo de Director-Geral do Pick n’ Pay South Africa.
O Conselheiro da Diáspora e repórter lançou um novo livro sobre o terrorismo islamista “O terror entre nós”. «O Daesh defende o modo de vida do século VII e usa a tecnologia do século XXI»
Ricardo Pereira foi condecorado com a Ordem de Mérito, em Abril, no Rio de Janeiro, distinção atribuída pelo Presidente da República Portuguesa.
O membro do Conselho da Diáspora, Armando Almeida, tem um novo cargo profissional na Tupl, Inc. desde Março.
Alberto Carvalho, membro do Conselho da Diáspora Portuguesa, é superintendente das escolas do terceiro maior agrupamento americano.
Conselheiro Carlos Pone fala sobre a importância de África enquanto região estratégica de negócios à Crown Publications.
Jorge Portugal: “Muitas empresas associam inovação a risco elevado”. O diretor-geral da Cotec é membro do júri do Prémio Inovação NOS.
Conselheiro de Portugal explicou no canal CNBC o que torna África um continente para investir.
O Conselheiro Paulo Peereboom é, desde o início deste ano, Chief Executive Office da Makro Nehterlands.
Azzim Gulamhussen foi orador no The Lisbon Summit 2018, no dia 14 de março, onde participou no painel “Fintech: Adapting to the Digital Future”.
O Conselheiro Nuno Teles, que foi considerado um dos 50 melhores Chief Marketing Officer dos Estados Unidos, vai liderar a Diageo Beer Company, a partir de 1 de março.
Cidália Luís-Akbar e a irmã Natália Luís estão à frente da M. Luis Construction desde 2008, a empresa que os pais fundaram nos EUA.
Gonçalo Terenas, representante empresarial e institucional da diáspora portuguesa, no Forum Smart Manufacturing German City, na China, que decorreu no dia 23 de janeiro de 2018.
A RTP apresenta a série documental “2077 – 10 Segundos para o Futuro”, com emissão internacional,
Manuela Ferro fala do combate à desigualdade, da erradicação da pobreza e da importância da educação e saúde para a concretização desses objectivos.
No passado dia 19 de Dezembro, o Primeiro Ministro, António Costa, convidou o Conselho da Diáspora Portuguesa para um Porto de Honra aos 40 Conselheiros de Portugal no Mundo presentes.
Em rescaldo da conferência “Innovation Meets Cybersecurity”, o diretor-geral da Cotec faz o balanço: “Os custos da segurança estão a subir e isso é insustentável.”
A entrevista ao português que Bill Gates recomendou e que diz que os algoritmos vão curar o cancro. Pedro Domingos (membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2016), é professor e investigador em Ciências da Computação na Universidade de Washington.
“O sucesso alcança-se mas tem de ser perseguido e trabalhado todos os dias e durante 24h. Nada acontece por acaso e sem esforço.”, Filipe de Botton em entrevista à revista Bow (AEP). “Portugal Business on the Way” – edição nº 5 BOW (AEP)
Diplomática Talks – Oportunidades de Investimento na Costa do Marfim, um evento dirigido ao target diplomático e empresarial com o objectivo de fomentar as relações entre os países participantes.
A Ministra da Presidência e Modernização Administrativa concedeu a categoria de Utilidade Pública ao Conselho da Diáspora Portuguesa, publicada em Diário da República no dia 24 de Agosto de 2017.
Entrevista a António Gonçalves, Director Internacional da ES-KO e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa – Revista Visão, edição 17 de Agosto 2017.
“A nossa privacidade é um grande ponto de interrogação. Será que desapareceu?”, refere o membro mais recente do Conselho da Diáspora. Ao ECO, falou de cibersegurança, privacidade e ciência.
Nuno Teles é Chief Marketing Officer da Heineken nos EUA e gere 370 milhões de dólares de orçamento. Integra o Conselho da Diáspora e quer trazer para Portugal a produção audiovisual de publicidade.
João Noronha Lopes é vice-presidente global da McDonald’s, responsável pela estratégia ‘franchising’ e liderou a operação de venda de 80% do negócio na China – em entrevista à revista Exame.
Cimeira anual da banca, promovido pelo jornal Expansão, debate regulação e supervisão, contando com a participação da Conselheira Altina Gonzalez em uma das comunicações de fundo do evento.
Gonçalo Terenas – Presidente e Fundador do Africa Cluster e Membro do Conselho da Diáspora – nomeado Embaixador Empresarial do Ribatejo nos mercados da Costa do Marfim e Senegal.
NY Portuguese Short Film Festival – VII Edition a ser apresentado pelo Arte Institute, em Londres, no dia 23 de Junho – promovido pela Conselheira Ana Miranda.
É um dos nomes de que se fala no mundo da alta cozinha. Nuno Mendes é chef executivo do hotel de luxo londrino Chiltern Firehouse e dono do restaurante Taberna do Mercado, em East End.
Portugal tem evoluído em vários níveis da inovação na última década, mas o investimento em Investigação e Desenvolvimento está muito abaixo dos concorrentes europeus, explica o Director-Geral da Cotec.
Centro Internacional de Investigação para o Atlântico vai ser construído nos Açores até ao fim de 2018, anunciado na Cimeira Internacional “Atlantic Interactions” realizada nos Açores.
A AEP, em parceria com a Embaixada da Costa do Marfim em Portugal e com o apoio do África Cluster, está a promover uma Missão Empresarial nos dias 15 a 19 de Julho na Cidade de Abidjan.
Realiza-se em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Maio, a cimeira internacional “Quality Risk Management Summit”, contando com a participação do Conselheiro de Portugal no Mundo, António Moreira.
Conselho da Diáspora Portuguesa em destaque na edição de Março de 2017 da revista Comunicações da APDC. Filipe de Botton e Pedro Domingos em entrevista na revista «Comunicações» da APDC.
“O futuro está nos oceanos” – A revista SÁBADO em parceria com o The New York Times preparou uma edição especial sobre o mar e a importância que ele tem para Portugal e para o mundo.
Evento interno da empresa Dow em Portugal, promovida pelo Conselheiro de Portugal no Mundo Carlos Silva Lopes. Pela primeira vez a Dow realizou um evento interno desta grandeza em Portugal.
A AIDA -Associação Industrial do Distrito de Aveiro promove o Seminário de apoio à internacionalização das empresas portuguesas para o mercado francês, contando com o apoio do Conselho da Diáspora
O documentário “Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna”, realizado pelo Conselheiro Christophe Fonseca, vai ser exibido no MoMA, em Nova Iorque, a partir de 8 de abril.
“A sociedade tem de vencer a corrida da requalificação entre pessoas e máquinas”. Jorge Portugal, director-geral da COTEC Portugal, explica o que está em causa no lançamento do programa Indústria 4.0 .
Manuela Veloso, Directora do Departamento de Aprendizagem Máquina da Carnegie Mellon University dos Estados Unidos: “No mundo dos robôs há espaço para os humanos” ao Expresso.
A Global Portuguese Scientists é uma rede social de cientistas portugueses dispersos pelo mundo fora, que facilita a divulgação de conhecimento e de oportunidades de investigação à escala global.
Maya Almeida, fotógrafa e directora criativa, está a desenvolver um projecto artístico designado “Water People”, que conta com o apoio de Fabien Cousteau e Jeremy Irons como Embaixador.
O Conselho da Diáspora Portuguesa em entrevista no programa da TVI24 «21ª Hora» com José Alberto Carvalho, emitido no passado dia 22 de Dezembro.
Assista ao Decisão Nacional emitido a 18 Dezembro na RTP Internacional, com Filipe de Botton, Ricardo Monteiro e Joana Vicente. O Conselho da Diáspora Portuguesa em destaque no «Decisão Nacional» emitido a 18 Dezembro na RTP Internacional.
Manuela Veloso em entrevista ao Observador e oradora convidada do painel “Gerir na Era Digital” do IV Encontro do Conselho da Diáspora Portuguesa a ocorrer no dia 22 Dezembro 2016 em Cascais.
Conselheiro da diáspora Ricardo Monteiro e o empreendedor Miguel Santo Amaro analisaram a forma como a imagem do país tem vindo a alterar-se e o que é preciso fazer para atrair mais investimento.
Joana Vicente lidera a maior organização americana de cinema independente e já produziu filmes de Brian de Palma e Todd Solondz. “Se Portugal quer atrair a indústria audiovisual, tem de investir”.
University of Maryland, Baltimore County (UMBC) e Universidade do Porto assinam acordo de cooperação liderado por António Moreira, vice-reitor da UMBC e membro do Conselho da Diáspora.
Última edição do Caderno Extra do Público – “Os Nossos Melhores Embaixadores: A Nova Vaga de Portugal no Mundo” – 15 Setembro No âmbito da última edição do caderno extra publicado pelo jornal Público no passado dia 15 de Setembro, partilhamos entrevistas concedidas por alguns dos nossos Conselheiros.
Entrevista a António Calçada de Sá para o Caderno Extra do Público – “Os Nossos Melhores Embaixadores”, edição especial Norte e Centro – 1 Setembro 2016.
Caderno extra do jornal o Público: “Os nossos melhores Embaixadores” – edição Norte e Centro, publicação 1 Setembro 2016.
“Sonho de uma noite de verão” – A sua 7.ª digressão a Portugal começa em Setembro, apresentando-se pela primeira vez, com um coro de câmara, assinalando os 400 anos da morte de William Shakespeare.
Novo hub de biotecnologia no Porto – John Melo, membro do Conselho da Diáspora e Presidente da Amyris, procurou uma parceria académica em Portugal porque quer ver crescer o país que o viu nascer.
A Egon Zehnder promove a iniciativa “Portugal, A Rising Startup Nation And Home To The Next Web Summit”, em parceria com a Portugal-US Chamber of Commerce em Nova Iorque e o AICEP.
A Escola Superior de Biotecnologia da UCP e a empresa norte-americada AMYRIS, líder mundial em aplicações de biotecnologia industrial, irão criar o “European Bioproduct Research Institute” no Porto.
O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora, Filipe de Botton, em entrevista ao Expresso. “Só a estabilidade conseguirá colocar e manter Portugal nos “holofotes” mediáticos mundiais “de forma credível”. Quem o diz é o presidente da direcção do Conselho da Diáspora, Filipe de Botton.
Arte Institute está a levar ao mundo a arte contemporânea portuguesa, a partir de Nova Iorque, onde o Arte Institute foi criado em 2011, Ana Miranda já realizou eventos em 13 países.
O documentário sobre Amadeo de Souza Cardoso, realizado pelo Conselheiro da Diáspora Christophe Fonseca, foi exibido pela 1ª vez na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Conselho da Diáspora Portuguesa foi apresentado no programa ‘Palavra aos Diretores’ emitido pela RTP Internacional no dia 30 de Março de 2016.
Destaque do Conselho da Diáspora Portuguesa e Filipe de Botton em entrevista na edição de março da revista ‘PortugalGlobal’ da Aicep.
Cineasta e Membro do Conselho da Diáspora Portuguesa realiza documentário sobre Amadeo de Souza-Cardoso, que será exibido em mais de 180 países com estreia em Abril de 2016.
“O Guia Michelin tem de se ajustar”. A importância do Guia Michelin, os seus restaurantes e o crítico de The Times são alguns dos assuntos que o Chef Nuno Mendes falou ao GPS.
Estarão as novas gerações estão preparadas para as necessidades do mercado de trabalho? Um debate entre Manuel de Miranda e Agostinho da Silva “Competências para o século XXI: Estão as novas gerações preparadas?”
Portugueses de Toulouse visitaram a indústria aeronáutica em Portugal, e em destaque à Embraer, a convite de João Taborda.
No dia em que os membros do Conselho da Diáspora se reúnem pela terceira vez, o Observador tentou perceber quais são os desafios e prioridades do próximo ano. E lembrar as conquistas de 2015.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a cultura e língua portuguesa é a “porta de entrada mais fácil para a nossa economia”. É o novo vice-presidente honorário do Conselho da Diáspora.
Cavaco Silva condecorou com vários graus honoríficos Ronald DePinho, António Pargana e Pedro Gadanho, três personalidades da diáspora portuguesa que se têm destacado nas respetivas áreas profissionais.
“Portugal é hoje um país muito mais afirmado e credível lá fora”. Empresário defende que o controlo das contas públicas foi relevante para reforçar a imagem externa do país.
São 83 ‘embaixadores informais’ que falam e pensam português em 21 países espalhados pelos 5 continentes.
O português será o novo presidente-executivo do HSBC Bank e director executivo da Europa, a partir de 1 de Setembro de 2015.
Luiz Fuchs e António Reis debatem aeronáutica e empreendedorismo.
A investigadora portuguesa Manuela Veloso ganha bolsa para criar mecanismos seguros para a Inteligência Artificial, graças a um investimento de Elon Musk.
A campanha é uma iniciativa do Arte Institute. Vai haver um eléctrico de cortiça em tamanho real da autoria do designer Nuno Vasa, chamado “Prazeres 28”.
A diáspora tem um papel central na afirmação de Portugal. Nunca como agora os talentos portugueses espalhados pelo mundo são tão fundamentais para mostrar que há um novo capital de competência estratégica de base nacional.
Este Conselho, estabelecido com o alto patrocínio do Senhor Presidente, procura mobilizar o talento nacional estabelecido além-fronteiras para os desígnios do país.
Presidente recebe gestores de topo. Que pedem um desejo para 2015: “Estabilidade política”
Filipe Botton, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, disse no encontro desta segunda-feira que Portugal já fez grandes progressos no que diz respeito à imagem que projeta para o exterior.
O investimento volta a marcar o encontro de hoje entre Cavaco Silva e dezenas de empresários e executivos influentes.
Com 71 portugueses, o Conselho da Diáspora quer atrair mais na China, Índia e Sudoeste asiático. Pensar o futuro a longo prazo é um dos objectivos do Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), explica Filipe de Botton.
O Presidente da República homenageou dois empresários portugueses, que já tinha decidido condecorar no 10 de Junho, recebendo-os no Palácio de Belém.
Conselho da Diáspora trouxe o tema do financiamento islâmico para discussão em Portugal. “É um financiamento alternativo a preços extremamente competitivos”.
Mohammed Dawood esteve em Lisboa onde participou na conferência organizada pelo Conselho da Diáspora Portuguesa sobre o tema ‘Financiamento ao abrigo da lei islâmica”. Veja a entrevista.
Armando Almeida lidera a PT Portugal, desempenhando o cargo de presidente executivo, substituindo Zeinal Bava que se dedicará na totalidade à Oi e à integração das operações em Portugal e no Brasil.
Os Portugueses são melhores do que a imagem que têm de si próprios. Conheça as conclusões da Conferência Económico “O Melhor de Portugal”.
Jorge da Costa e Ricardo Ribeiro foram os vencedores ex-aequo da 7.ª edição do Prémio FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.
Há 13 portugueses na GoldmanSachs, mas António Esteves, ‘partner’ da Goldman Sachs, quer que haja mais portugueses a trabalhar no banco norte-americano.
In the spring of 2011, a young woman stood up during a panel discussion at a conference sponsored by the Portuguese-American Post-Graduate Society at the NYU Langone Medical Center in Manhattan.
Armando Zagalo de Lima, vencedor dos Best Leaders Awards 2014, frisa: “A inovação é a única fonte sistemática de crescimento em qualquer negócio” Armando Zagalo de Lima: A inovação é a única fonte sistemática de crescimento em qualquer negócio.
António Simões, líder do HSBC no Reino Unido, afirmou que Portugal não deve imitar a Irlanda na saída do programa de assistência financeira.
“Futuro da Economia e do País reúne elite Nacional”. Conheça o Especial Diário Económico sobre o Conselho Da Diáspora Portuguesa e o primeiro Encontro Anual 2013.
A jornalista portuguesa e Conselheira de Portugal no Mundo, Mariana Van Zeller, vai investigar os submundos da América na série ‘Infiltrados nos Estados Unidos’, do canal National Geographic.
Vivemos hoje num mundo nómada e interligado. Os dois fenómenos do nosso tempo são a circulação global de pessoas e a organização social e económica em redes. Filipe de Botton, Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa frisa: «Vivemos hoje num mundo nómada e interligado.
Segundo comunicado do grupo de comunicação e publicidade Havas Worldwide, Ricardo Monteiro foi nomeado presidente da área de publicidade do grupo francês.
Embaixadores do nome de Portugal: conheça a influência da rede de Talentos Portugueses no Mundo
Conheça as recomendações valiosas para vencer no mercado global de quatro portugueses que lideram operações nos negócios e na investigação em todo do mundo.