antonio-calcada-de-sa-detalhe

Empresa: Repsol

País: Espanha

Área: Economia

António Calçada de Sá é actualmente o Director Executivo e Vice-Presidente da Fundación Repsol. Tem como responsabilidades organizar e coordenar projetos que cumpram a responsabilidade corporativa da empresa.

Antes de dezembro de 2018, António Calçada tinha sido membro do Comité Executivo Downstream, CEO da Repsol Comercial (RCPP), Presidente da Repsol Portugal, Presidente da Air Miles, SA, e fez parte dos da direcção de várias empresas do Grupo Repsol (Petrocat, Canary Terminals e Gespevesa).

Como diretor executivo do Grupo Repsol, durante anos liderou os negócios de Postos de Serviço, Vendas Diretas e Aviação Internacional e Marketing em quatro países: Espanha, Portugal, Itália e México. Tudo isso graças ao seu amplo conhecimento dos sectores de vendas e distribuição em diferentes mercados e culturas na Europa e na América Latina.

António Calçada de Sá começou a sua carreira nos anos 80 na multinacional americana Exxon. Nesta empresa trabalhou em vários setores e mercados (Espanha, Portugal, Itália e Norte da África), desde produtos químicos e petroquímicos até combustíveis e lubrificantes. É o actual presidente da Câmara de Comércio Portuguesa em Espanha e em 2010 recebeu um prémio em Portugal para melhor gestor do ano. Foi condecorado em 2014 pelo Presidente da República com a Ordem Nacional do Infante D. Henrique com a categoria de “Comendador” e venceu o prémio de “Best Iberian Manager” do ano de 2012 atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola – CCILE.

António Calçada de Sá é licenciado em Engenharia Industrial pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, tendo obtido posteriormente um MBA pela IE Business School de Madrid e Gestão de Recursos Corporativos no IMD em Lausanne, na Suíça.

É um dos fundadores do Conselho da Diáspora e membro desde 2012.