Belinda Xavier

Diretora de Laboratório do Centro de Doenças Moleculares

  • Empresa Centro Hospital Universitário Vaudois
  • País Suíça
  • Setor Saúde

É Directora de Laboratório do Centro de Doenças Moleculares, do Centro Hospitalar Universitário Vaudois em Lausanne (CHUV), na Suíça, desde janeiro de 2015.

Entre 2003 e 2011 foi Assistente de Investigação no laboratório da Divisão de Pediatria Molecular no CHUV na área da ‘’Identificação das Bases Moleculares de Displasias Esqueléticas’’. Em 2011, para além da investigação assumiu a coordenação do diagnóstico e do projecto de implementação de um laboratório de sequenciação de nova geração (NGS – “Next Generation Sequencing’’).

Licenciada em Biologia – ramo Científico pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Em 1999, obteve o diploma em Genética Médica pela European School of Medical Genetics em Itália. Doutorou-se em Genética Humana na Universidade René Descartes, em França em 2002 tendo merecido a máxima qualificação de “Mention Très Honorable avec Félicitations du Jury”.

Recebeu o 1º prémio do “Prize Nestle Research – Swiss Pediatric Research Meeting” em 2007 pela identificação do gene responsável pela omodisplasia (variedade de nanismo com membros curtos) e é detentora de diversas publicações.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2013.