Carlos Pone

Chief Executive / Board Advisor

  • País África do Sul
  • Setor Consultadoria

Carlos Pone foi CEO da AECOM África entre 2015 e 2019, empresa norte-americana líder em serviços profissionais e técnicos na área de engenharia, e design de infra-estruturas, a operar no sector público e privado, nos mercados dos transportes, energy and utilities, governo, ambiente, infra-estruturas, presente em 150 países no mundo e com cerca de 100.000 funcionários e uma facturação de 19 biliões de dólares.

Licenciado com honras em Gestão de Operações pela Universidade (Cum Laude) na Universidade de Hertfordshire na Inglaterra, tem ainda um diploma avançado em Gestão de Produção e Pos Graduação em Manufacturing Strategy.

Em 1993 integra o Grupo ABB. Em 1997 é nomeado Vice President para Africa Subshariana. Em 1998 é nomeado CEO, responsável pelo Grupo na África Austral e Oriental. Adicionamente foi, Presidente do Conselho na ABB Namibia, ABB Africa do Sul e membro executivo da ABB India, Médio Oriente e Região Africana.

A partir de 2013 foi nomeado CEO da ABB United Arab Emirates, sendo responsável pelo grupo no Médio Oriente (excepto Arábia Saudita) e Paquistão. Teve sob sua alçada 1900 colaboradores e geriu um volume de 900 MUSD em receitas próprias e cerca de 1,5 mil milhões de dólares em encomendas para o Grupo ABB até meados de 2015.

Membro do World Economic Forum – Africa Circle.

Nasceu a 28 de Fevereiro de 1955 em Lourenço Marques, Moçambique.

É um dos membros-fundadores do Conselho da Diáspora Portuguesa.