Deolinda Adão

Directora Executiva do Programa de Estudos Portugueses

  • Empresa Universidade California Berkeley
  • País EUA
  • Setor Educação

Deolinda Adão é Professora e Directora Executiva do Programa de Estudos Portugueses na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

É licenciada em Literatura e Línguas Hispânicas na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2002 e doutorada em Literaturas e Culturas Luso-Afro-Brasileiras pela mesma universidade em 2007, com especialização em mulheres, género e sexualidade. O tema da sua dissertação foi “A study of the construction of feminine identity in Portuguese literature”.

Deolinda Adão iniciou a sua carreira acadêmica na Universidade da Califórnia em Berkeley como professora de espanhol e, mais tarde, como professora graduada no departamento de português e espanhol, e directora do programa Summer Sessions Study Abroad.

Publica regularmente livros e artigos sobre o género feminino, com destaque para migrações femininas incluindo “As Herdeiras do Segredo: As Personagens Femininas na Ficção de Inês Pedrosa”.

Em 2018, foi eleita Presidente da Luso-American Education Foundation, da qual já era membro desde 1996. Esta fundação dedica-se à promoção da Língua e Cultura Portuguesas no Estado da Califórnia.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2013.