Filipe de Botton

Presidente Fundador do Conselho da Diáspora

Presidente Executivo

  • Empresa Logoplaste
  • País Portugal
  • Setor Indústria

Nascido em 1958, pai de 3 filhos e avô de 6 netos, Filipe de Botton é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

Entre 1980 e 1992, representou os seguintes bancos em Portugal:
Crédit du Nord (França), Banc de Sabadell (Espanha), Banque Bruxelles Lambert (Bélgica) e Bayerische Hypotheken und Wechselbank (Alemanha).

Entre 1985 e 1990, Filipe de Botton foi fundador e administrador da Interfinança, banco privado vendido ao Millennium BCP, e, entre 1990 e 1991, foi fundador e administrador da Fonsecas & Burnay, Sociedade Gestora de Património, que passou a integrar o grupo BPI.

Em 1976, fundou a Logoplaste com o seu pai e tornou-se CEO em 1991. A Logoplaste é a terceira maior empresa europeia produtora de plástico rígido. Tem 60 fábricas em 16 países – na Europa, NAFTA, Vietname e Brasil – com vendas na ordem dos 900 milhões de euros.

É membro fundador da Norfin, o maior Fundo Imobiliário Português, e da Invesfin, uma Empresa de Serviços de Consultoria Financeira, onde é membro do Conselho de Administração.

Filipe de Botton está também envolvido como Acionista e Administrador no

• setor de hotéis e resorts (hotéis no Brasil e em Portugal),
• negócio de gelados (Santini),
• e na produção de vinho em Portugal (Logowines).

Foi eleito Empresário do Ano em 2004 pelo Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco, ganhou o prémio “Personalidade do Marketing Industrial 2004” e foi eleito um dos 4 melhores “Empresários/Gestores Pioneiros em Portugal” em 2014 pela “Exame ” revista.

É Presidente Fundador do Conselho da Diáspora Portuguesa e Membro do Conselheiro do Comércio Externo Francês.
É também Presidente da Comissão Executiva do CADin.

Recebeu prêmios dos governos de Portugal, França, Brasil e Reino Unido.

Foi Presidente da Associação de Antigos Alunos da Universidade Católica Portuguesa de 1989 a 2001, Administrador do Hotel da Lapa de 1990 a 1994 e Administrador do Sporting Clube de Portugal entre 2006 e 2009.