Isabel Pavão-Horvath

Artista, Doctor of Arts NYU

  • Empresa Lotus Club
  • País EUA
  • Setor Arte

Isabel Pavão-Horvath é artista plástica, Doutorada em Arte pela Universidade de Nova Iorque, cidade onde habita e trabalha desde 1990.

Formou-se em Artes Plásticas e Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Posteriormente, obteve uma bolsa do Governo português para desenvolver um projeto artístico, em Paris, França. Em 1988, Isabel concluiu o Mestrado em Estudos Artísticos Aprofundados, na Universidade de St. Dennis, Paris. Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, fez o Doutoramento em Artes, na Universidade de Nova Iorque.

Desde 1984 tem exposto o seu trabalho em várias galerias e museus em Portugal, França, Espanha, Bélgica, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Etiópia, China e Índia. A sua obra está presente em coleções públicas e privadas por todo o globo. Tem participação ativa e frequente como artista e curadora, e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. As suas intervenções centram-se na área da Arte Contemporânea, Estética, Pedagogia e em projetos que envolvem o seu próprio trabalho.

Atualmente, é presidente do Art Committee, no Lotos Club em Nova Iorque É também Diretora Criativa do programa de televisão “Healing Waters and Baths of Europe” e pertence à Direção da Comissão de Desenvolvimento e Fundraising do Cinema Arts Center, Nova Iorque. Pertence igualmente ao Conselho Consultivo do Arte Institute e faz parte do Conselho Consultivo da Cônsul Geral de Nova Iorque.

Da sua colaboração com o escritor Nuno Júdice resultou o livro Ten Impressions of Rose and Sea e, com a escritora Katherine Vaz, o livro The Heart Is a Drowning Object. Publicou recentemente o livro intitulado Porto-Paris-New York sobre a seu percurso artístico desde os anos 80.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2018.