Nuno Mota Pinto

Administrador Não Executivo

  • Empresa Montepio
  • País Portugal
  • Setor Banca

Nuno Mota Pinto é Administrador não Executivo no Montepio Crédito, desde 2018.

Entre 2003 e 2018, Nuno Mota Pinto foi Administrador Suplente (Alternate Executive Director) e membro do Board do Banco Mundial, representando Itália, Portugal, Grécia, Albânia, Malta, San Marino e Timor-Leste.

É também Administrador Suplente e membro do Board do International Finance Corporation (IFC) e do Multilateral Investiment Guarantee Agency (MIGA) e representou Portugal no Comité de Doadores do Fundo de Investimento Multilateral do Grupo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento. É membro suplente do Conselho do Global Environment Facility.

Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, Nuno Mota Pinto iniciou a sua carreira em 1994 no Banco Português de Investimento (BPI) tendo trabalhado nas áreas de banca de investimento e comercial, nos departamentos de Corporate Finance, de Grande Empresas e de Project Finance e Banca Municipal e Institucional até 2003.

Em 2001, realizou um MBA no INSEAD em Fontainebleau.

Ao longo do tempo tem sido membro de órgãos sociais de diversas câmaras de comércio internacionais e associações profissionais e industriais.

É membro do conselho consultivo do Director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do conselho consultivo do Programa de Parceria para o Desenvolvimento da Fundação Calouste Gulbenkian.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2013.