Template_370x499_PPMiranda_Prancheta 1

Empresa: Siemens

País: Portugal

Área: Economia

Pedro Pires de Miranda é Presidente Executivo e Administrador-Delegado da Siemens Portugal desde 2016. Anteriormente foi Corporate Vice President da Siemens AG nos Headquarters de Munique desde 2008.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Siemens Angola de 2016 a 2020.

Iniciou a sua carreira na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, e especializou-se na Fábrica de componentes automóvel da GM em Dayton, Ohio, EUA.

Em 1983 ingressou na Siemens onde exerceu diversos cargos de Direcção na Siemens S.A., em Portugal, e Siemens AG, na Alemanha. Em 1998 nomeado Diretor Geral de Engenharia, onde realizou vários projectos de infraestruturas em Portugal e internacionalmente em Doha, Qatar, nos EUA e no Dubai. Em 2007 integrou a Comissão Executiva da Siemens S.A.

Em 2008, foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, na Alemanha, responsável pelo desenvolvimento mundial do negócio em 70 cidades (nas áreas de infraestruturas urbanas de transporte, edifícios e energia) e pela coordenação mundial dos Market Development Boards e do programa de gestão de grandes contas de clientes corporate.

Em 2011, foi nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique e em 2012, designado Executive Director do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência regionais em Washington, DC e Shanghai.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque e frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha.

É membro do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, do Conselho Geral da ANIMEE, do Comité Estratégico da COTEC, do Conselho Geral da PROFORUM, do Conselho Consultivo do AICEP e do Conselho Consultivo do BCSD Portugal.

Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial e é membro fundador (desde 2012) da Diáspora Portuguesa.

Em 2020 foi distinguido com o Engineering Education Outstanding Alumni Award de Purdue University no Neil Armstrong Engineering Hall e nomeado o Embaixador da Purdue University em Portugal.

Em 2021 foi eleito membro da Direção e Presidente do Conselho Estratégico da PROFORUM- Associação para o Desenvolvimento  da Engenharia Portuguesa , membro do Conselho Diretor e Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã e Vorstand da von Herigoyen e.V., em Munique. É membro fundador da Associação Business Roundtable Portugal.

Related Articles