Pedro Pires Miranda

Presidente Executivo e Administrador-Delegado

  • Empresa Siemens
  • País Portugal
  • Setor Indústria

Pedro Pires de Miranda foi Presidente Executivo e Administrador-Delegado da Siemens Portugal (2016-2022). Anteriormente foi Corporate Vice President da Siemens AG nos Headquarters de Munique desde 2008.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Siemens Angola de 2016 a 2020.

Iniciou a sua carreira na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, e especializou-se na Fábrica de componentes automóvel da GM em Dayton, Ohio, EUA.

Em 1983 ingressou na Siemens onde exerceu diversos cargos de Direcção na Siemens S.A., em Portugal, e Siemens AG, na Alemanha. Em 1998 nomeado Diretor Geral de Engenharia, onde realizou vários projectos de infraestruturas em Portugal e internacionalmente em Doha, Qatar, nos EUA e no Dubai. Em 2007 integrou a Comissão Executiva da Siemens S.A.

Em 2008, foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, na Alemanha, responsável pelo desenvolvimento mundial do negócio em 70 cidades (nas áreas de infraestruturas urbanas de transporte, edifícios e energia) e pela coordenação mundial dos Market Development Boards e do programa de gestão de grandes contas de clientes corporate.

Em 2011, foi nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique e em 2012, designado Executive Director do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência regionais em Washington, DC e Shanghai.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque e frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha.

É membro do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, do Conselho Geral da ANIMEE, do Comité Estratégico da COTEC, do Conselho Geral da PROFORUM, do Conselho Consultivo do AICEP e do Conselho Consultivo do BCSD Portugal.

Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial e é membro fundador (desde 2012) da Diáspora Portuguesa.

Em 2020 foi distinguido com o Engineering Education Outstanding Alumni Award de Purdue University no Neil Armstrong Engineering Hall e nomeado o Embaixador da Purdue University em Portugal.

Em 2021 foi eleito membro da Direção e Presidente do Conselho Estratégico da PROFORUM- Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Portuguesa , membro do Conselho Diretor e Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã e Vorstand da von Herigoyen e.V., em Munique. É membro fundador da Associação Business Roundtable Portugal.