Membros de Ligação

Os membros de ligação são os dirigentes em funções de organizações Portuguesas espalhadas pelo mundo, cuja atividade se destaque no âmbito da Cidadania, Ciência, Cultura e/ou Economia. O Conselho da Diáspora Portuguesa associa-se a estas entidades com o objetivo de aproximação à Diáspora portuguesa mais jovem e qualificada.

Virgínia Andrade

AGRAFr

Ver mais

Virgínia Ribeiro de Andrade é Presidente da AGRAFr (Associação dos Graduados Portugueses na em França), e investigadora na área de Biologia Celular e Desenvolvimento, tendo iniciado recentemente um pos-doutoramento no Hubrecht Institute na Holanda.

Licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Évora, e concluiu o Mestrado e Doutoramento na Sorbonne Université – Université Pierre et Marie Curie.

O trabalho desenvolvido durante o doutoramento no Laboratório de Biologia Celular e Tráfico membranar, no Instute Pasteur, em Paris, culminaram na publicação de artigos científicos em jornais internacionalmente reconhecidos.

Dos prémios recebidos, destaca-se o prémio de melhor tese de doutoramento de 2022, pelo Club Exocytose-Endocytose, em França.

Recebeu recentemente uma bolsa de pós-doutoramento da EMBO (European Molecular Laboratory Organization), uma reconhecida organização Europeia.

Interessa-se pela comunicação de Ciência, tendo participado durante o doutoramento em diferentes atividades de divulgação com a Native Cientists, Déclics e Vie ma Vie de Chercheur.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de Virgínia Andrade.

A AGRAFr – Association des Diplômés Portugais en France – é uma organização independente e sem fins lucrativos que visa representar e promover os interesses de todos os licenciados portugueses e lusodescendentes em França.

A AGRAFr está empenhada no sucesso da comunidade portuguesa licenciada, residente em França, e na projeção da imagem de Portugal em França. Como tal, os principais objetivos da AGRAFr são: apoiar a integração dos seus membros na sociedade francesa assim como apoiar o seu potencial regresso a Portugal; promover a interação e a partilha de experiências, pessoais e profissionais, entre os membros; estimular a cooperação entre a comunidade portuguesa licenciada, a residir em França, com o meio académico e empresarial francês e português; e fortalecer a posição de influência da comunidade licenciada portuguesa e lusodescendente junto da população francesa. Desde a sua criação, a AGRAFr tem organizado diversas atividades que permitem aos membros conhecerem-se e partilharem experiências, bem como fomentar discussões sobre temas relevantes para a comunidade graduada portuguesa em França.

Viviana Silva

ASPPA

Ver mais

Viviana Silva é, desde 2021, Presidente da ASPPA e.V., Associação dos Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, uma organização independente e sem fins lucrativos fundada em 2012, empenhada em representar, promover e defender os interesses dos portugueses com grau académico a residir na Alemanha.

Viviana Silva é também Líder Regional de “Smart Manufacturing”, na Cargil Agricultural Supply Chain EMEA, que integrou em março de 2022.
Anteriormente, esteve mais de 10 anos na BASF (Alemanha), onde exerceu diferentes funções, na área de inovação nos departamentos de Investigação Central, Tecnologia Global para Soluções Agrícolas; “Smart Manufacturing”; e “Sustentabilidade Empresarial”.
Foi Líder de Investigação na Universidade do Porto na área de biorefinarias e Líder de Unidade de Negócios na Fluidinova S.A., no campo dos nanomateriais. Foi Professora do Instituto Politécnico de Bragança e avaliadora de projetos Europeus FP7 para a Comissão Europeia.
Licenciada e doutorada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão de Empresas na Escola de Gestão Empresarial do Porto.
Recebeu vários prémios, dos quais se destaca o 1º lugar no IChemE Award for Innovation & Excellence for “Sustainable Technology”, 2008. Tem 5 patentes, mais de 50 artigos científicos e cerca de 40 comunicações orais.
É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2022.

A ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha e.V.), fundada em 2012, é uma organização independente e sem fins lucrativos com o propósito último de representar, promover e defender os interesses dos portugueses com grau académico a residir na Alemanha. Os objectivos desta associação passam por estimular a interacção da comunidade de portugueses com grau académico a residir na Alemanha com o universo académico e empresarial alemão e português, promovendo a mobilidade e a empregabilidade; fortalecer a posição e influência da comunidade destes portugueses junto da população alemã e luso-descendente; divulgar os êxitos e realizações desta comunidade; apoiar a integração de novos membros da Associação na sociedade alemã, assim como assistir ao seu potencial regresso a Portugal.

A ASPPA pretende acima de tudo ser um espaço de discussão, aberto e permeável à contribuição de todos os interessados, onde se procura definir as estratégias e ações que melhor se adaptem às pretensões da comunidade que visa representar.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de Viviana Silva.

Sílvia Curado

PAPS

Ver mais

Sílvia Curado, investigadora e Diretora na New York University School of Medicine, é Presidente da PAPS. Para além de ser presidente da Portuguese American Post Graduate Society, Sílvia Curado é também Diretora e Professora Assistente de Investigação na Grossman school of medicine e no centro médico Langone, em Nova Iorque.
Sílvia e doutorada em Biologia Molecular, Genética e desenvolvimento biológico pelo Laboratório Europeu de Bilogia Molecular
Desde dezembro de 2022, Sílvia é oficialmente membro do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Fundada em 1998, a Portuguese American Post-graduate Society (PAPS) é uma organização independente, sem fins lucrativos, sem afiliações políticas cuja missão é apoiar graduados portugueses e luso-americanos (com diploma de licenciatura, mestrado ou doutoramento, em qualquer área académica / profissional) que estudam ou trabalham na América do Norte, bem como aqueles que regressaram a Portugal.

A missão da PAPS é a de representar e apoiar a comunidade de pós-graduados portuguesa e luso-americana na América do Norte; desenvolver e apoiar estratégias que visem maximizar a contribuição da comunidade portuguesa e americana pós-graduada na América do Norte, bem como para o desenvolvimento de Portugal; e estimular e fortalecer o relacionamento entre a comunidade de pós-graduada portuguesa e luso-americana que estuda / trabalha na América do Norte e o governo português, universidades e empresas portuguesas.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de Sílvia Curado.

Diogo Martins

PARSUK

Ver mais

Dr Diogo Martins é médico de Saúde Pública e lidera o programa de Snakebite na Wellcome Trust, uma das maiores fundações do mundo cuja missão é apoiar ciência e investigação para resolver os desafios globais de saúde mais urgentes.

Anteriormente, trabalhou na World Health Organization e participou nas negociações do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

Dr Martins é o Presidente da Portuguese Association of Researchers and Students in the UK (PARSUK) e Doutorando em Saúde Pública (DrPH) na London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido.

A PARSUK (Associação de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido) é uma rede que promove a integração, colaboração e desenvolvimento dos estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido, através de eventos, conferências e iniciativas. Prentende potenciar os membros da nossa comunidade, beneficiando da sua contribuição activa e em conjunto construir um mundo melhor.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de Diogo Martins.

Paulo Gomes

AGRAPS.ch

Ver mais

Paulo Gomes é o Presidente da AGRAPS.ch (Associação dos Graduados Portugueses na Suíça) e o Management Liaison Officer do CERN para Portugal.

Licenciou-se e doutorou-se em Engenharia Eletrónica e Computadores no IST, Universidade de Lisboa.

Durante a Licenciatura interessou-se pela Física de Partículas, juntando-se ao grupo do Prof. Mariano Gago e ao LIP (Laboratório português de Física de Partículas e tecnologias associadas).

Em 1985 estagiou um mês no CERN, em Genebra, Suíça. De seguida, integrou equipas portuguesas do LIP, que colaboravam nas experiências do CERN. Após terminar o doutoramento, em 1996,  foi convidado pelo CERN para o grupo da criogenia. De 2010 a 2017 passou a liderar a equipa responsável pelos sistemas de automação para o vácuo dos aceleradores. Desde 2018 é assessor, no grupo do vácuo, para o desenvolvimento dos sistemas de controlo e para as colaborações com a academia.

Desde 2016 é também o responsável pela ligação do CERN com Portugal, o que tem permitido contribuir para fomentar as relações entre a Organização e as entidades nacionais, académicas e governamentais, através da organização de visitas institucionais e de diversos acordos de colaboração, entre outras ações.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de Paulo Gomes.

David Pereira de Castro

SPOT Nordic

Ver mais

David Pereira de Castro é o Presidente da SPOT Nordic (Associação de Investigadores e Profissionais Graduados Portugueses nos Países Nórdicos) e é Investigador em Economia Política Internacional na Copenhagen Business School.

Licenciou-se em Administração Pública no ISCSP, Universidade de Lisboa, e concluiu o Mestrado em International Business and Politics na Copenhagen Business School, tendo colaborado como investigador assistente em diversos projetos afetos ao desenvolvimento de teorias da organização e aplicação de políticas de sustentabilidade em Empresas Multinacionais.

Em 2017 integrou a equipa de auditoria aos projetos de digitalização e planeamento estratégico no Ministério da Economia sob a responsabilidade da Secretária-Geral do Ministério da Economia. Após a mudança para Copenhaga assumiu funções de chefia em organizações ligadas ao empreendedorismo e inovação, consultoria estratégica e avaliação de alinhamento estratégico e legal no âmbito de políticas empresarias de promoção da sustentabilidade.

Desde 2020 faz parte de um conjunto de projetos empresariais focados na produção alimentar, consultoria estratégica e promoção da inovação e empreendedorismo em contexto académico, entre Portugal e os Países Nórdicos.

Pode consultar aqui o perfil do LinkedIn de David Pereira de Castro.