December 23, 2021

Encontro Anual 2021

Consequências e Desafios a Enfrentar – O Encontro Anual de 2021 contou com a presença de Sua Exa. o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, e de vários Conselheiros de Portugal no Mundo do Conselho da Diáspora, que discutiram os efeitos da pandemia sobre diversos setores e o curso de ação para enfrentar estes novos desafios.

O Encontro Anual do Conselho da Diáspora de 2021, realizou-se nos dias 22 e 23 de Dezembro, no Palácio Cidadela, em Cascais.

O primeiro dia foi dedicado à discussão de assuntos internos do Conselho entre os vários Conselheiros de Portugal no Mundo. Entre os momentos mais marcantes, destacou-se a partilha de planos e projetos para o ano de 2022 pelo novo Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá.

O segundo dia foi dedicado à reunião institucional, que contou com a presença de inúmeros Conselheiros de Portugal no Mundo, mas também figuras institucionais e empresariais de alto relevo nacional e internacional. A sessão foi aberta pelo Vice-Presidente Honorário do Conselho, Sua Exa., o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O evento contou com a presença de José Manuel Durão Barroso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora e Presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), e de Leonor Beleza, Presidente da Fundação Champalimaud, que participaram num painel de discussão dedicado à Ciência e Saúde, sendo a pandemia Covid-19 um ponto fundamental da conversa.

Também o Governador de Portugal, Mário Centeno, marcou presença no evento, participando juntamente com o Conselheiro da Diáspora e CEO do Santander Espanha, António Simões, num painel dedicado à discussão da Economia e das Empresas no contexto da pandemia, perspectivando também os desafios e oportunidades do pós pandemia.

A sessão do dia 22 de dezembro foi encerrada por Sua Exa., o Presidente da República e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.