Início / Eventos / Assembleia Geral 2024 | 24 de Abril
26 de Abril de 2024
Assembleia Geral 2024 | 24 de Abril
No dia 24 de abril realizou-se a Assembleia Geral 2024 do Conselho da Diáspora Portuguesa, na Sala do Futuro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais.
A Assembleia Geral conduzida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Manuel Durão Barroso, deu início aos seus trabalhos com a apresentação por parte do Presidente da Direção, António Calçada de Sá, do balanço das atividades do Conselho da Diáspora Portuguesa em 2023. Com o parecer favorável do Fiscal Único e o apoio dos Conselheiros de Portugal no Mundo, tanto presencialmente como remotamente, foi aprovado por unanimidade o relatório de contas de 2023, o plano de atividades e o orçamento para 2024, bem como o aditamento de um novo número 3 do Artigo sexto dos Estatutos e a alteração da redação do novo número 4 do mesmo Artigo sexto dos Estatutos. Para além disso, foi também aprovada uma nova forma de quotização no 1.º ano de adesão ao Conselho da Diáspora Portuguesa e a definição de uma quota simbólica para os Jovens Conselheiros.
A reunião ficou marcada pela reeleição, para um novo mandato de três anos, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Manuel Durão Barroso, da Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Joana Rocha Scaff, e do Fiscal Único, Ana Pinheiro. Com o apoio do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, Marcelo Rebelo de Sousa, foi igualmente reeleito António Calçada de Sá como Presidente da Direção, que indicou os vogais para este novo mandato.
Após a reunião, seguiu-se um cocktail no Salão Nobre, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais, que contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e de representantes do mais recente patrocinador do Conselho da Diáspora Portuguesa, a Fundação Lakhani.
Consulte aqui a galeria integral da Assembleia Geral 2024.
No seguimento do EurAfrican Forum 2026, os membros da Direção e do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa foram recebidos pelo Presidente da República, António José Seguro, para uma audiência em Belém.
No passado dia 23 de junho, os Conselheir@s e Jovens Conselheir@s da Diáspora Portuguesa dos USA participaram num encontro realizado em Houston, por ocasião da visita de S. Exa o Senhor Primeiro-Ministro, Luís Montenegro; do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa; do Senhor Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias e do Senhor Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América, Francisco Duarte Lopes.