8 de Julho de 2025

Conselho da Diáspora promove conversa com o Embaixador de Portugal junto da União Europeia, Pedro Costa Pereira

O Conselho da Diáspora Portuguesa organizou, no dia 7 de julho de 2025, a 3ª Conversa da Diáspora do ano, com a participação do Embaixador de Portugal junto da União Europeia, Pedro Costa Pereira.

A sessão, realizada em formato digital, contou com a presença de cerca de 40 participantes, entre Conselheiros, Jovens Conselheiros e Membros do Conselho Consultivo, que tiveram oportunidade de dialogar diretamente com o Embaixador sobre os desafios estratégicos da União Europeia e o papel de Portugal no atual contexto internacional.

Durante a conversa, o Embaixador destacou a necessidade de a União Europeia se recentrar no crescimento económico como prioridade fundamental, de forma a competir com os seus principais concorrentes, nomeadamente os Estados Unidos e a China. Para tal, salientou a necessidade de criar condições estruturais para melhorar a produtividade, inovação e competitividade do espaço europeu.

Entre os temas abordados, destacou-se:

  1. A urgência em garantir preços de energia mais competitivos e em reforçar os mecanismos que permitam inovação mais comercialmente viável;
  2. O papel dos mercados de capitais europeus na mobilização do capital necessário ao crescimento económico;
  3. A importância crescente da política de defesa europeia, com uma dimensão industrial estratégica e novos mecanismos de contenção e dissuasão;
  4. O reforço da dimensão atlântica da UE e da cooperação com os Estados Unidos, num novo paradigma geopolítico;
  5. A valorização de parcerias estratégicas com países terceiros, num contexto global marcado pela instabilidade.

Ao nível nacional, o Embaixador salientou a importância de Portugal reforçar a sua capacidade de ação em Bruxelas, sublinhando a necessidade de:

  1. Melhorar o aproveitamento dos instrumentos de financiamento europeu;
  2. Reestruturar a administração pública nacional para assegurar maior eficácia e capacidade técnica junto das instituições europeias;
  3. Simplificar a legislação de apoio às PME, alinhando-se com os esforços já em curso ao nível da UE;
  4. Reforçar a presença de jovens portugueses nas instituições europeias, respondendo aos desafios demográficos do corpo diplomático e técnico.

A sessão terminou com uma nota de reconhecimento ao papel do Conselho da Diáspora Portuguesa, que o Embaixador destacou como um ator central na promoção de Portugal no mundo e na compreensão do posicionamento externo do país, através do conhecimento e experiência acumulados pelos seus membros em diversos mercados e geografias.