21 de Dezembro de 2023

Encontro Anual 2023

Realizou-se nos dias 20 e 21 de dezembro de 2023, no Palácio Cidadela em Cascais, o Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, que celebra o 11.º aniversário do Conselho.

O evento contou com diversas personalidades institucionais e empresariais de enorme relevo no contexto nacional e internacional para a discussão da temática “Desafios para 2024”.

O primeiro dia do Encontro foi dedicado à Reunião Interna entre Conselheiros de Portugal no Mundo e membros do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa. A reunião contou com a apresentação de vários projetos desenvolvidos ao longo de 2023. Destaca-se a colaboração com a Rede Global da Diáspora e o Conselho das Comunidades Portuguesas, a criação dos Núcleos Regionais da Diáspora, o Ponto PT, um projeto educativo para aprendizagem, difusão e aprofundamento da Língua e Cultura Portuguesa e o programa Erasmus+ Diáspora. Além disso, foi apresentado o planeamento de atividades para o próximo ano, que inclui o lançamento do Fórum EuroAméricas e da iniciativa Diáspora Jovem. A sessão foi encerrada pelo Presidente da Direção do Conselho, António Calçada de Sá, e pelo Presidente do Conselho Consultivo, Pedro Reis.

O segundo dia, dedicado à Reunião Institucional do Conselho, contou com a presença de várias personalidades de relevo, nomeadamente, Sua Exa., o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, João Gomes Cravinho.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora, José Manuel Durão Barroso debruçou-se sobre “A Europa e o Mundo, algumas reflexões e perspetivas”. Já Sua Exa., o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva abordou a temática “Visão e Metas para 2023”.

Painel 1: Contexto Atual, Tendência e Metas 2023

O primeiro painel do dia foi dedicado à discussão do “Contexto Atual, Tendências e Metas 2023”, contando com os distinguidos oradores, Fernando Marta, Chefe de Gabinete da Diretora Executiva da Altice; Catarina de Albuquerque, CEO da Sanitation and Water for All; Isabel Ucha, CEO da EuroNext e Pedro Oliveira, Dean da Nova School of Business and Economics.

Painel 2: O Papel das Empresas e das Organizações na Sustentabilidade

O segundo painel, “O Papel das Empresas e das Organizações na Sustentabilidade”, contou com a participação de figuras proeminentes como Gonçalo Saraiva Matias, Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos; João Pedro Oliveira e Costa, CEO do Banco BPI; José Barreto, Partner na Private Equity Goldman Sachs e Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i Brasil.

A sessão foi encerrada por Sua Exa., o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que deu as boas-vindas a 50 novos Conselheiros da Diáspora Portuguesa.

Poderá consultar aqui a galeria integral do evento.