O Ministro Gonçalo Saraiva Matias reuniu-se em Estocolmo com a comunidade científica portuguesa e com o CDP, destacando o papel da Diáspora nas reformas e no fortalecimento da ligação entre Portugal e o mundo.
No dia 12 de setembro, o Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Saraiva Matias, reuniu-se em Estocolmo com membros da comunidade científica portuguesa, no âmbito do SPOT Nordic Think Tank – uma fundação que reúne académicos e cientistas portugueses a trabalhar nos países nórdicos.
Durante o encontro, a Conselheira Paula da Silva (Suécia) teve a oportunidade de dialogar com o Ministro sobre o papel da Diáspora Portuguesa como força ativa na concretização de reformas em Portugal. A conversa destacou, em particular, a iniciativa “Criação de um Sistema Unificado de Candidaturas às Universidades Portuguesas”, liderada pelo Núcleo Regional da Europa de Leste do CDP.
Foi também sublinhada a importância de o CDP alargar, em 2025, a sua presença geográfica, com a entrada do primeiro Conselheiro nos países nórdicos e o estabelecimento de novos contactos com comunidades portuguesas da região.
Este encontro reforça o papel essencial das comunidades portuguesas no estrangeiro e evidencia o contributo da rede da Diáspora Portuguesa para a definição de políticas públicas que fortalecem a ligação entre Portugal e o mundo