27 de Julho de 2022

Summer Meeting 2022

Novos desafios estratégicos – O Summer Meeting 2022 juntou a Direção do Conselho, o novo Conselho Consultivo e Conselheiros que vieram de todo o mundo. Fez-se um seguimento dos objetivos e partilhou-se o avanço da nova estratégia num debate aberto com vista ao reforço do papel da Diáspora no mundo.

No dia 27 de julho, o Conselho da Diáspora reuniu no Palácio Cidadela para discutir as diversas atividades e projetos realizados no primeiro semestre de 2022, perspectivando também os projetos futuros.

A Reunião de Verão ou Summer Meeting debruçou-se sobre a estratégia do Conselho da Diáspora levada a cabo pela nova Direção, encabeçada pelo Presidente António Calçada de Sá, em funções desde 2021. Os vários Conselheiros presentes tiveram oportunidade de se pronunciar sobre as muitas atividades realizadas ao longo do primeiro semestre do ano, nomeadamente:

  • Acordo Estratégico de Colaboração com a Câmara Municipal de Cascais
  • Audiência da Direção com S. Exa., o Presidente da República
  • Assembleia Geral (AG) do Conselho da Diáspora
  • Encontros da Diáspora com S. Exa., o Presidente da República em Madrid e Londres

O Summer Meeting 2022 ficou marcado pela constituição do Conselho Consultivo – um órgão de apoio à Diáspora, composto por empresários e personalidades de alto relevo nacional e internacional, liderado por Pedro Reis, ex-Presidente da Aicep, e tendo os seguintes objetivos:

  • Apoiar o Conselho da Diáspora dentro e fora de Portugal
  • Sugerir linhas de ação e projetos concretos com criação de valor que possam ser executados no interesse de Portugal , das suas empresas e instituições
  • Apoio a ampliação da Rede da Diáspora de Portugal no mundo

Após a reunião, os Conselheiros, membros do Conselho Consultivo e patrocinadores chave do Conselho da Diáspora foram apresentados a Sua Exa., o Presidente da República numa audiência privada, no Palácio de Belém. O dia terminou com um jantar no Palácio do Governador, que teve como convidado de honra Sua Exa., o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, João Gomes Cravinho.