5 de Fevereiro de 2019

2ª Edição EurAfrican Forum: ‘Partnership of Equals’

A 2ª Edição do EurAfrican Forum terá lugar nos dias 4 e 5 de Julho de 2019, no Grand Auditorium da NOVA School of Business and Economics, em Cascais, com o tema “Partnership of Equals: Sharing Values, Sharing Prosperity”.

Pretende-se com este tema definir uma nova abordagem e paradigma nas relações entre Europa e África, encarados como iguais, para criar o cenário e promover uma transformação profunda e de impacto, redesenhando a narrativa para ambos os continentes na construção de um futuro comum, próspero e sustentável. Os temas de debate para esta 2ª edição serão centrados em:

Painel 1 – African entrepreneurs driving inclusive innovation and growth – patrocinado pela Omatapalo

Painel 2 – From donor-recipient towards equal participation – patrocinado pela Mota-Engil

Painel 3 –  Changing the narrative: valuing talent and diversity from migrant flows

Painel 4 – Africa: the new frontier for impact investment and innovation

Painel 5 – Legacy to growth: rehabilitating the heritage, culture and tourism – patrocinado pelo Turismo de Portugal

Haverá quatro sessões paralelas a decorrer fora do auditório principal entre as 17:15 e as 18:00, após o encerramento e as conclusões finais do dia 4:

Sessão 1 – Rebuilding Mozambique

Sessão 2 – Security, Migration and Talent – planeado em parceria com o Institute of Security and Strategy Foundation of Poland.

Sessão 3 – Tools and strategies for woman and youth empowerment

Sessão 4 – EU-AF Economic Integration and Digital Infrastructure for Africa

Estão confirmados como oradores principais António Vitorino, Director Geral da Organização Internacional para as Migrações, bem como Elijah Amoo Addo, Fundador e CEO do Programa Food for All Africa e Siyanda Mohutsiwa, escritora satírica. António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, também confirmou que participará com uma vídeo-mensagem especial. Como oradores institucionais estão confirmados Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique; Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal; Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da Câmara de Cascais.

Os oradores dos painéis de discussão serão: Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo de Portugal (Portugal), Camilla Rocca, Directora de Pesquisa da Fundação Mo Ibrahim (Reino Unido); Christelle Kupa, Founder and CEO of Uhusiano Capital, Congo / Belgium; Didier Acouetey, Presidente e Fundador do grupo AfricSearch (Togo / França); Elísio Macamo, Professor de Estudos Africanos na Universidade de Basel (Moçambique/Suíça); Enuma Okoro, Autora (Nigéria / EUA); Erick Yong, CEO da GreenTec Capital Partners Africa (Alemanha); Eugene Boadu, Director de Corporate Affairs na mPedigree (Gana); Fabio Scala, Fundador do FurtherMarkets (Reino Unido); Francisco Pereira, Director Executivo do Gabinete de Reconstrução pós-ciclone (Moçambique); Gregor Binkert, membro da direcção do Parque Industrial Beluluane de Moçambique (Suíça); Grzegorz Małecki, Presidente da Direcção do Institute of Security and Strategy Foundation (Polónia); Jacek Raubo, Especialista em Segurança (Polónia); Jasandra NykerCEO da BioTherm Energy (África do Sul); João Figueiredo, Presidente e CEO do Moza Banco (Moçambique); Khadija Idrissi JanatiFundadora do I-AFRIKA (Marrocos); Kim Kreilgaard, Chefe do Gabinete do Banco Europeu de Investimento (Luxemburgo/Portugal); Koen Doens, Director-Geral para a Cooperação e Desenvolvimento Internacional da Comissão Europeia (Bélgica); Lilian Ore, Fundadora e CEO da Fundação Global Connections for Women (Nigéria /EUA); Linda Mabhena-Olagunju, Fundadora e Directora Geral da DLO Energy Resources Group (África do Sul); Luís Cunha, Managing Partner na McKinsey Africa (Portugal/África do Sul); María Ángeles León López, Co-Fundadora da Fundação Open Value (Espanha); Markus Lienkamp, Professor de Automotive Technology na Universidade Técnica de Munique (Alemanha); Michael Stopford, Director Geral da Oxford Analytica (Reino Unido); Mossadeck BallyFundador e CEO da Azalai Hotels Group (Mali); Oyin Solebo, COO & Fundadora – Movemeback (Nigéria /Reino Unido); Precious Lunga, Co- Fundadora & CEO do Baobab Circle (Zimbabwe); Rob Withagen, Co-fundador e CEO of Asoko Insight (Reino Unido); Samir AbdelkrimFundador da EMERGING Valley (França); Stéphanie Asare, Secretária-Geral do Welcoming Diasporas (Gana /França); Tina Charisma, Fundadora da “Charisma Campaign“ (Gana /Reino Unido); Tunde Kehinde, Co-Fundador da Lidya (Nigéria); Vèna Arielle Ahouansou, CEO da Kea Medicals (Benin); Vivian Onano, Fundadora/Directora do Leading Light Initiative (Quénia).

Os moderadores confirmados são Cristina Esteves, jornalista da RTP (Portugal); John Gapper, editor do Financial Times (Reino Unido), Jonathan Rosenthal, Editor África do The Economist, (Reino Unido); Marie Lora-Mungai, Fundadora e CEO da Restless Global (França); e Nozipho Mbanjwa, Fundadora e Lead Moderator na Akwande Communications (África do Sul). A mestre de cerimónias é Thora Arnorsdottir, produtora de documentários (Islândia).

Para esta 2ª edição foi constituído um Conselho Consultivo, para suporte na definição da estratégia da iniciativa e enquadramento dos temas de interesse e relevo para o desenvolvimento do quadro de crescimento sustentável de ambos os continentes, composto por um conjunto de personalidades de destaque da diáspora euro-africana, sendo eles: Christian Kamayou, CEO do MyAfricanStartUp (França); Kola Karim, Fundador & CEO da Shoreline Group (Nigéria); Manuel Mota, CEO da Mota-Engil África (Portugal); Nicolas Pompigne-Mognard, Owner of APO Group (Gabon/France); Pauline Mujawamariya Koelbl, Co-fundadora do PROWAH (Suíça); Sophia Bekele, Fundadora & CEO da CBS International e DotConnectAfrica Group (Etiópia); Ziad Oueslati, Director Executivo e Co-Fundador da AfricInvest (Tunísia). 

Foi também constituído um grupo de Conselheiros de Portugal no Mundo – o Special Interest Group of the Portuguese Diaspora Council – com o objectivo de contribuírem com o desenvolvimento de temas relevantes e contribuírem para o posicionamento do EurAfrican Forum. Este grupo é constituído por: Carlos Pone, Ex-CEO AECOM Africa e Ex-CEO ABB SSA (Portugal/África do Sul); Christophe Fonseca, realizador luso-francês e membro da diáspora portuguesa (Portugal); Gonçalo Terenas, Câmara de Comércio e Indústria e Promoção Cultural Portugal – Senegal e África Ocidental (Portugal /Senegal e África Ocidental); Miguel Azevedo, Head of Investment Banking for the Middle East and Africa no Citigroup (Portugal/Reino Unido); Pedro Pereira da Silva, Director Geral da Pick n’ Pay Retail (Portugal /África do Sul); Sérgio Pimenta, Vice-Presidente do International Finance Corporation – IFC (Portugal/EUA). 

A plataforma EurAfrican Forum nasce da ideia de impulsionar as redes da diáspora como elementos de força e ligação entre cidades, regiões e continentes, entre cultura, empresas e pessoas.

Tem como objectivo fomentar uma maior colaboração entre Europa e África, promover o desenvolvimento partilhado e sustentável para os dois continentes, e descobrir novos desafios e oportunidades de parceria de impacto social, criando sinergias entre os dois modelos de inovação.

1ª edição do EurAfrican Forum ocorreu a 10 de Julho de 2018, em Portugal, sob o tema ‘Crafting Coalitions for Change’ e que contou com a presença de 350 participantes (35% Africanos e 65% Europeus) líderes do sector empresarial, academia, cultura, organizações não governamentais, instituições públicas, empreendedores, media e social influencers. Foram debatidos quatro temas sobre: confiançaa partilha de recursos, os impactos da quarta revolução industrial e o papel da diáspora no reequilíbrio e no avanço das regiões euro-africanas. Assista ao VÍDEO da 1ª edição do EurAfrican Forum.

O EurAfrican Forum conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Governo de Portugal, tendo como co-anfitrião a Câmara Municipal de Cascais. Os patrocinadores são a Mota-Engil, a Omatapalo, o Turismo de Portugal, o MDS Group, a EDP e o Citigroup. Os parceiros são a AICEP – Portugal Global, a Comissão Europeia e o Institute of Security and Strategy Foundation of Poland. Os parceiros media são o APO Group, o Africa.com, o Aptantech, a DTV Algérie, a Forbes Portugal, o Further Africa, o ITBusinessDirect e a Lusa. A TAP é a transportadora oficial do evento.

Mais informações em www.eurafricanforum.org.

Siga-nos nas redes sociais – Twitter, Instagram Youtube.

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Junho de 2019