
14 de Abril de 2025
Reunião do Conselho Consultivo | Abril 2025
No dia 10 de abril, o Conselho da Diáspora Portuguesa realizou a sua primeira reunião do Conselho Consultivo de 2025, no Hotel Pestana Palácio do Freixo, no Porto.
18 de Outubro de 2016
António Guterres foi aclamado no passado dia 13 de Outubro como o novo secretário-geral das Nações Unidas na Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU). Ban Ki-moon defendeu que o português foi uma “excelente escolha” para sucedê-lo no cargo.
O ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados estará em funções desde 1 de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2021. O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, voltou a elogiar a “transparência” do processo inédito de eleição, enquanto o ainda líder do organismo Ban Ki-moon defendeu que Guterres foi uma “excelente escolha” para sucedê-lo no cargo.
“Guterres tem uma experiência política sólida, com dois mandatos enquanto primeiro-ministro, e um instinto e responsabilidade partilhada com experiência ao nível dos refugiados”, sublinhou o secretário-geral da ONU, que anteriormente tinha considerado que já era tempo de o organismo ter uma mulher na liderança. “É uma excelente escolha para estar à frente desta organização para fazer face às incertezas do mundo atual”, acrescentou.
Também a embaixadora dos EUA junto da ONU, Samantha Power, congratulou-se com a eleição de António Guterres, frisando que é “altamente qualificado” e “apaixonado” pela sua missão. “Temos que ser pacificadores, tentar acabar com os conflitos na Síria, Iémen e Sudão do Sul. Embora sejam problemas difíceis acho que António Guterres vai fazer jus ao cargo”, assinalou Samantha Power.
O antigo primeiro-ministro português foi nomeado secretário-geral da ONU, após a votação formal dos 15 membros do Conselho de Segurança em Nova Iorque. António Guterres contou com 13 votos a favor, zero de desencorajamento e dois sem opinião.
Por Expresso, Outubro 2016