15 de Junho de 2023

Celebração da mais Antiga Aliança do Mundo

Na quarta-feira, 14 de Junho de 2023, no Cavalry & Guards Club, no centro de Londres, o jantar The Treaty of London celebrou o 650º aniversário da assinatura do Tratado de Londres, em 1373, entre Inglaterra e Portugal.

Organizado pela Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido e pelo Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), com o apoio do Conselho das Comunidades Portuguesas, o jantar teve como convidado de honra Sua Exa. o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa. Estando também presente o Vice-Presidente Honorário do CDP, o Exmo. Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

O Tratado de Londres, também conhecido como Tratado de Paz, Amizade e Aliança, foi selado na Catedral de São Paulo, a 16 de Junho de 1373, entre o Rei Eduardo III de Inglaterra, o Rei Fernando e a Rainha Eleanor de Portugal.

O Tratado de Londres foi a ratificação e expansão do Tratado de Tagilde, assinado a 10 de Julho de 1372 na aldeia de Tagilde, no norte de Portugal, entre o Rei Fernando de Portugal e representantes de João de Gaunt, Duque de Lancaster, filho do Rei inglês Eduardo III.

Considera-se que estes dois tratados constituem a base jurídica da Aliança Anglo-Portuguesa, que é a mais antiga série de tratados contínuos do mundo e que continua em vigor até aos dias de hoje.

Este evento histórico, realizado apenas por convite, contou com a presença de pouco mais de 100 convidados, entre os quais membros do Conselho Diáspora Portuguesa, membros da Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido e outros líderes empresariais e académicos do Reino Unido e de Portugal.

Christina Hippisley, Diretora-geral da Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido, salienta a importância do evento:

“Há 650 anos, as nossas duas grandes nações assinaram o Tratado de Londres para reforçar as alianças, promover a paz e fomentar a amizade. Hoje, os valores consagrados neste tratado continuam a sustentar os níveis crescentes de investimento empresarial e de migração de emprego entre o Reino Unido e Portugal, que aumentam de ano para ano.”

António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, afirma que:

“Agradeço a presença e apoio de Sua Excelência o Presidente da República ao Conselho da Diáspora Portuguesa. A presença do Excelentíssimo Chefe de Estado no Jantar do Tratado de Londres sublinha a importância e a força da Diáspora Portuguesa no Reino Unido. Ontem éramos 80. Hoje somos mais de 150 em mais de 30 países nos 5 continentes. A nossa missão e objetivo é promover a melhor imagem de Portugal”.

O Jantar do Tratado de Londres contou com o especial apoio do Grupo Visabeira, cujo trabalho desenvolvido pelas suas diversas marcas, como a MJ Quinn, contribui para a representação de Portugal no Reino Unido. Sendo também de mencionar o apoio demonstrado por outras empresas portuguesas ou com interesse em investir em Portugal, como Cerro Novo, DeliciasUK, Eversheds Sutherland e Savannah Resources.

Consulte aqui a galeria integral do evento.