All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

14 de Setembro de 2017

CNN. Monsaraz uma das mais bonitas

Monsaraz, no distrito de Évora, foi considerada pela CNN uma das cidades em colina mais bonitas da Europa. Há outras 12, de Espanha à Croácia.
A vila histórica, a olaria de São Pedro do Corval, os monumentos megalíticos, o ensopado de borrego e o gaspacho, as vinhas, os observatórios do céu noturno e o Alqueva ali ao lado. Tudo isto levou a britânica CNN a considerar Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma das mais bonitas povoações em colinas da Europa.
A terra do menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, volta assim a ficar na mira da imprensa internacional três anos depois de a National Geographic norte-americana ter colocado Monsaraz na lista dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014.
Para completar esta lista, a CNN diz ter ido em busca de “colinas pitorescas” e “vilas vertiginosas” com paisagens de cortar a respiração. Encontrou-as no Alentejo, mas também no pôr-do-sol de Santorini (Grécia), nas profundezas dos Alpes austríacos e nos prados ingleses.
Ao descrever Monsaraz, a CNN escreve: “Considerada uma das povoações mais antigas de Portugal, a colina onde Monsaraz fica foi ocupada por uma série de conquistadores diferentes ao longo dos anos, desde mouros a visigodos”. Depois da introdução histórica, o canal norte-americano explica porque se deixou encantar por esta cidade portuguesa: é que Monsaraz tem muralhas que “oferecem uma vista enorme para os olivais circundantes e para a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é bebe-se melhor num pequeno café enquanto se observa o pôr-do-sol”.
Veja a LISTA completa na fotogaleria.

Por Observador, Setembro 2017