12 de Junho de 2023

Conversa da Diáspora com Sua Exa. o Presidente da República

No passado domingo, dia 11 de junho, Sua Exa. o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu com o Conselho da Diáspora Portuguesa.

No âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, os Conselheiros de Portugal no Mundo e membros do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa, estiveram duas horas à conversa com Sua Exa. o Presidente da República. Durante a sessão, existiram 15 intervenções de membros da Rede da Diáspora, debruçando-se sobre os mais variados temas, incluindo, artes e cultura, educação e investigação, captação e retenção de talento, economia e negócios, saúde e energia e, ainda, sobre o papel da Diáspora na dinamização da imagem de Portugal no Mundo e a própria valorização da Diáspora dentro do sistema político do país.

A conversa foi realizada virtualmente, contando com a presença de cerca de uma centena de membros da Rede da Diáspora Portuguesa, representando 4 continentes e 27 países.

Com Sua Exa. o Presidente da República, no Palácio Presidencial de Belém, encontrava-se o Presidente da Direção do Conselho da Diáspora, António Calçada de Sá, que moderou a discussão durante toda a sessão; Luís Teles, membro da Direção e, ainda, António Brochado Correia, membro do Conselho Consultivo. Online, para além dos vários Conselheiros, membros da Direção e membros do Conselho Consultivo, encontrava-se presente o Exmo. Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora Portuguesa, José Manuel Durão Barroso, que recebeu uma especial menção por parte do Exmo. Presidente sobre o seu importante contributo na criação do Conselho da Diáspora Portuguesa e na representação de Portugal no Mundo.

Como mencionou o Presidente da Direção no final da sessão, esta Conversa com a Diáspora foi uma verdadeira honra e mais um testemunho do enorme apoio de Sua Exa. o Presidente da República para com a nossa organização e também da grande responsabilidade do Conselho e toda a sua Rede em responder às vastas expectativas do nosso Exmo. Chefe de Estado.