Realizou-se nos dias 15 e 16 de julho, na Nova SBE, em Cascais, a sétima edição do EurAfrican Forum, onde se discutiu a temática – “Africa: The Next Chapter – Partnering for Growth“.
O evento reuniu líderes políticos, empresários e especialistas nas mais diversas áreas para um debate objetivo, atual e inclusivo, apoiado em ideias, propostas, realidades e projetos de interesse mútuo para os continentes Africano e Europeu.
O debate realizado ao longo de dois dias de evento foi dividido em 10 painéis de discussão, que incidiram sobre os principais tópicos da atualidade: investimento & internacionalização; energia & minas; equity gap; educação; agronegócio; digitalização; geopolítica; infraestruturas & urbanismo; desporto e saúde.
O Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, abriu o primeiro dia de evento, seguido pelas intervenções de José Manuel Durão Barroso, Chairman do EurAfrican Forum; do Exmo. Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel; do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; e do Dean da Nova SBE, Pedro Oliveira.
O primeiro painel – Investimento e Internacionalização: – ficou marcado pela intervenção do Exmo. Ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, e do Vice-Presidente Executivo – Finanças, Administração e Serviços Bancários do African Export-Import Bank, Denys Denya.
Ainda no período da manhã, realizou-se no Grande Auditório Jerónimo Martins, o segundo painel – Energia e Minas: Acesso à Energia e Gestão dos Recursos Naturais para o Desenvolvimento Sustentável – que contou com a participação de Sua Exa. a Ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho. Simultaneamente, decorreram as sessões paralelas de Educação: Programas de E-Escola para Impulsionar o Acesso ao Ensino Primário e Superior e Equity Gap: Mulheres Empresárias e Representação Feminina, que se destacaram como uma das novidades desta edição do EurAfrican Forum.
O terceiro painel – Desporto: Fomentar a Integração e o Desenvolvimento Sustentável – contou com a especial presença de Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa. O quarto e último painel do dia – Digitalização: Segurança, Acesso e Inovação na Era Digital – ficou marcado pelas intervenções do Antigo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
O dia terminou com um discurso de encerramento do Presidente da Direção do Conselho da Diáspora, António Calçada de Sá.
O Chairman do EurAfrican Forum, José Manuel Durão Barroso, em conjunto com o Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá deram inicio ao segundo dia do EurAfrican Forum. O primeiro painel do dia – Geopolítica: Desafios e oportunidades – contou com as intervenções de Paulo Portas, Antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e de Suzi Barbosa, Antiga Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.
Antes da pausa para almoço realizou-se o painel de Saúde: Reforçar a Eficiência dos Sistemas e Promover a Qualificação da Mão de Obra, que contou com a especial contribuição do Exmo. Ministro da Saúde de Burkina Faso, Robert Lucien Kargougou e da Exma. Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta. Paralelamente decorreram, as sessões Infraestruturas e Urbanismo: Os Desafios e as Oportunidades da Nova Agenda Urbana e Agronegócio: Investimento Público e Privado para a Segurança Alimentar.
Após o almoço, protagonizou-se um momento cultural, seguido de um discurso por parte do Presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, que anunciou o lançamento da Diáspora Jovem. Uma iniciativa do Conselho da Diáspora Portuguesa, inicialmente sugerida por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho para a renovação da diáspora.
O evento terminou com uma conversa entre Sua Exa. o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República das Maurícias, Prithvirajsing Roopun. O inspirador diálogo entre os dois chefes de estado representa um estreitamento das relações diplomáticas entre as duas nações – Portugal e Maurícias.
Para mais informação sobre o EurAfrican Forum, consulte o website oficial do evento.
Portugueses que se destacam lá fora ajudam a descobrir onde estão oportunidades de negócios e que tipo de empresas e atividades o país pode atrair. Uma iniciativa que junta o Negócios e o Conselho da Diáspora Portuguesa.
Portugueses que se destacam lá fora ajudam a descobrir onde estão oportunidades de negócios e que tipo de empresas e atividades o país pode atrair. Uma iniciativa que junta o Negócios e o Conselho da Diáspora Portuguesa.
Portugueses que se destacam lá fora ajudam a descobrir onde estão oportunidades de negócios e que tipo de empresas e atividades o país pode atrair. Uma iniciativa que junta o Negócios e o Conselho da Diáspora Portuguesa. 1- O que a levou a sair de Portugal? Desde o início do curso de Organização e Gestão de Empresas no ISCTE, em 2003, que cresceu em mim o desejo de estudar e...