All in One by Diáspora PortuguesaLogo EurAfrican Forum

13 de Março de 2017

Lisboa no 26º lugar para atrair startups

O estudo «Understanding European Technology Clusters», da consultora CBRE, destaca o rápido crescimento do sector tecnológico na Europa.
Lisboa posiciona-se no 26º lugar do estudo «Understanding European Technology Clusters», da consultora CBRE, que destaca o rápido crescimento do sector tecnológico na Europa, analisando as características dos clusters tecnológicos e explora as futuras oportunidades das cidades tecnológicas e emergentes.
De entre as 35 cidades europeias contempladas pelo estudo, Londres surge em primeiro lugar na tabela da CBRE, seguida por Paris, Berlim, Munique e Madrid. O relatório identifica ainda as cidades tecnológicas europeias emergentes, que estão a registar o ritmo de crescimento mais rápido, como é o caso de Bucareste, Budapeste e Istambul.
Entre as principais conclusões deste estudo, destaque para:
1. A taxa de crescimento de emprego no sector tecnológico ultrapassou largamente, nos últimos cinco anos, a taxa de crescimento de emprego sedeado em escritório, e deverá manter esta tendência positiva nos próximos tempos.
2. Num grupo constituído pelos maiores mercados de escritórios europeus, a proporção de contratos de leasing feitos por empresas tecnológicas tem aumentado constantemente, partindo de um valor inferior a 10% em 2008-2009 para chegar aos 16% em 2016, ultrapassando a quota do sector da banca e financeiro durante este período.
3. Londres, Munique e Paris dominam os pedidos de patentes de alta tecnologia no Instituto Europeu de Patentes.
4. A tecnologia contempla um vasto grupo de actividades, mas alguns hubs tecnológicos conseguiram atrair subsectores específicos. Por exemplo, a publicidade digital tem um grande peso em Berlim, enquanto os requisitos dos serviços de Tecnologias de Informação assumem uma maior representatividade em Budapeste.
“Londres e Paris são as cidades tecnológicas líderes da Europa. Beneficiam de uma grande procura e de uma grande variedade de ocupantes, tanto em termos de tipologias como de dimensão. No entanto, o nosso estudo mostra que existe um vasto leque de cidades tecnológicas atractivas. Hamburgo, Sófia e Varsóvia são hubs tecnológicos cada vez mais relevantes na Europa. Colónia, Turim e Utrecht continuam a registar grandes concentrações de emprego neste setor, enquanto Lyon e Zurique deverão assistir a um crescimento mais expressivo da taxa de emprego tecnológico, comparativamente com outras cidades de maior dimensão”, revela Richard Holberton, director Sénior de Research da CBRE.