14 de Abril de 2023

Projeto Piloto: Núcleos Regionais da Diáspora

No dia 14 de abril de 2023 foi realizada a primeira reunião entre os Coordenadores dos recém-formados Núcleos Regionais do Conselho da Diáspora Portuguesa.

O projeto surgiu como uma resposta às necessidades dos Conselheiros da Diáspora espalhados pelo mundo e do próprio Conselho em si. Os Núcleos Regionais agregam Conselheiros de determinada área geográfica com o objetivo de promover diálogo, interação e ação entre os mesmos e a restante Diáspora, de forma a diversificar a atuação do Conselho no que respeita não só às suas atividades, como também aos tópicos abordados.

Numa primeira fase, o Conselho da Diáspora está a implementar três núcleos piloto: o Núcleo Regional de África; o Núcleo Regional da Ásia e Oceânia; e o Núcleo Regional da Europa de Leste. Posteriormente, o Conselho espera ampliar os núcleos às restantes geografias onde se encontra representado.  

O coordenador apontado para o Núcleo Regional de África é o empresário António de Castro, Diretor da African Alliance, residente na África do Sul. Com um enorme historial profissional nos setores financeiro e bancário, o Coordenador do Núcleo Regional de África vê esta nova ferramenta da Diáspora como uma «grande oportunidade de promover os interesses de Portugal em África» e espera colaborar na nova edição do EurAfrican Forum e, também, potenciar novos projetos dinamizadores da Diáspora Portuguesa em África.

O Núcleo Regional da Ásia e Oceânia será liderado por João Graça Gomes, Engenheiro Sénior de Investigação e Desenvolvimento na China Three Gorges Corporation. O Conselheiro, mestre em Engenharia da Energia e do Ambiente, considera que o Núcleo Regional da Ásia e Oceânia tem imenso para contribuir nas áreas de investigação tecnológica e digitalização. Um dos grandes objetivos será criar parcerias estratégicas que possibilitem a criação de um hub de diálogo e inovação.

Por fim, o Núcleo Regional da Europa de Leste será conduzido pelo líder hoteleiro, Paulo Ribeiro da Silva, Partner do grupo Górskie-Resorty, na Polónia. Um núcleo particularmente importante na atual conjuntura geopolítica, que o Conselheiro planeia liderar com a colaboração dos diversos membros da Diáspora da sua área regional, por forma a agilizar, entre outras atividades, encontros de Sua Exa. o Presidente da República com personalidades de relevo empresarial, institucional e cultural da Diáspora residentes na Europa de Leste

É esperado que o projeto que acaba de ser lançado apresente resultados concretos na próxima edição do Summer Meeting, em julho, e que represente um ponto de partida para uma mais e melhor Diáspora Portuguesa.