Início / Notícias / Protocolo entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e o Conselho das Comunidades Portuguesas assinala nova Etapa de Cooperação Estratégica
8 de Julho de 2025
Protocolo entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e o Conselho das Comunidades Portuguesas assinala nova Etapa de Cooperação Estratégica
No âmbito da Reunião Anual do Conselho das Comunidades Portuguesas, realizada no passado dia 7 de julho, no Auditório Almeida Santos da Assembleia da República, foi celebrado um acordo de cooperação entre o Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP) e o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP).
A assinatura do protocolo esteve a cargo de António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, e de Flávio Martins, Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, simbolizando o início de uma nova fase de articulação institucional entre estas duas entidades fundamentais na representação portuguesa no mundo.
O acordo visa promover uma diáspora portuguesa mais coesa, estratégica e ao serviço de Portugal, missão que ambas as organizações assumem com sentido de responsabilidade e compromisso, conforme incumbindo por Sua Exa. o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto Presidente Honorário do CDP e figura de referência para a ação de ambas as instituições.
Durante a cerimónia, António Calçada de Sá deixou uma palavra de agradecimento às equipas envolvidas na preparação do acordo e, em particular, ao membro da Direção do CDP, Pedro Pereira da Silva, pelo contributo fundamental para a aproximação das duas estruturas.
O protocolo agora celebrado contempla várias vertentes de colaboração, incluindo:
Desenvolvimento conjunto de projetos com jovens da diáspora, a implementar em 2025/2026;
Reforço da cooperação institucional entre os Núcleos Regionais do CDP e os Vice-Presidentes do CCP;
Colaboração nas visitas do Presidente da República ao estrangeiro, através da sinalização de conselheiros e stakeholders relevantes;
Divulgação mútua de iniciativas em redes sociais, newsletters e canais institucionais;
Apoio ao projeto Ponto PT, de promoção da língua portuguesa;
Participação recíproca em fóruns internacionais, eventos e encontros anuais.
Este protocolo representa um marco significativo no reforço da presença e influência de Portugal através da sua diáspora global, potenciando sinergias, redes de talento e estruturas representativas da sociedade civil portuguesa espalhada pelo mundo.
No âmbito da parceria entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e o Jornal de Negócios, Francisco Morgadinho, Vice-President Finance & Strategy na Advanced Polymer Solutions, LyondellBasell, partilha um pouco da sua experiência profissional nos Estados Unidos da América e a sua convicção de que sair de Portugal pode ser um investimento no crescimento, mas sem que se perca a ambição de devolver ao país oportunidades.
No âmbito da parceria entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e oo Jornal de Negócios, Sérgio Sousa, Group CEO da Asmara Holdings, reflete sobre a sua experiência internacional nos Emirados Árabes Unidos e a sua visão sobre o potencial de Portugal no contexto global.
No âmbito da parceria entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e o Jornal de Negócios, Ricardo Ribeiro, COO da Ferpinta Moçambique, reflete sobre a sua experiência profissional num mercado internacional em crescimento.