O ‘Synuclein Meeting’ é um encontro que junta vários especialistas da área do Parkinson para debaterem o estado da arte da investigação deste sector.
O encontro deste ano conta com o Conselheiro da Diáspora Portuguesa, Tiago Fleming Outeiro, director do departamento de Neurodegeneração Experimental do Centro Médico da Universidade de Goettingen, na Alemanha, como membro do comité da organização local. O Conselho da Diáspora Portuguesa é um dos parceiros desta edição.
No passado, Tiago já tinha sido o responsável pela escolha de Portugal como anfitrião da 14ª Conferência Internacional ADPD – Alzheimer Disease/Parkinson Disease, que teve lugar em Lisboa, em Março deste ano. O Conselheiro da Diáspora, foi também orador da 2ª edição das Conversas com a Diáspora, em Dezembro de 2018, num painel sobre o mesmo tema.
Para além das catorze mesas redondas que vão decorrer ao longo dos quatro dias, na agenda do Synuclein Meeting 2019 estão temas como Synucleinopathies: from clinics to pathology, The future of PD from the alpha-synuclein perspective: what can we expect e Past, Present and Future of cell transplantation in synucleinopathies e oradores como Maria Grazia Spillantini, professora de Neurologia Molecular na Universidade de Cambridge, Anders Bjorklund, professor no Centro de Neurociência Wallenberg, Robert Edwards, professor de Neurologia e Psicologia da Universidade da Califórnia, Thomas Gasser, professor of Neurologia e director do departmento de doenças neurodegenerativas do Hertie-Institute da Universidade de Tübingen, e Ronald Melki, director de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).