Altina Sebastián González

Membro Independente da Direção e Membro do Comité de Avaliação de Risco

  • Empresa Millennium BCP
  • País Espanha
  • Setor Banca

A Professora Altina Sebastián González tem um pós-doutoramento na área bancária (1986) pela Universidade de Harvard Business School, obteve o grau de Doutor em Administração de Empresas (1983) pelo IESE, Universidade de Navarra e graduou-se em Economia (1977) pela Universidade Católica em Lisboa, Portugal.
Atualmente, desempenha funções como membro independente da Direção e membro do Comité de Avaliação de Risco do Millennium BCP, um banco cotado na Euronext Lisbon; também como um membro independente do Conselho de Administração e membro do Comité de Auditoria do Grupo Empresarial SanJose, uma empresa cotada na Bolsa de Valores de Madrid. Entre Abril de 2018 e Dezembro 2021, foi membro independente do Conselho de Administração, Membro da Auditoria Comissão e Presidente da Comissão de Governação da Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português. Anteriormente (2003-2019), foi membro não executivo do Conselho de Administração, Presidente do Comité de Auditoria e Presidente do Comité de Nomeação e Remuneração do Banco Caixa Geral – Espanha, membro independente do Conselho de Administração e Presidente da o Comité de Auditoria da Instituição Financeira de Desenvolvimento, o português banco de promoção (2015-Abril de 2018) e membro do Conselho de Administração e Presidente da Auditoria Comissão da Parquesol (2007-2009), uma empresa cotada na Bolsa de Madrid, absorvida pelo Grupo Empresarial SanJose.
É também membro do Conselho Consultivo da Expansión e Actualidad Económica e membro do Membro do Conselho da Diáspora Portuguesa, ambas as funções não são remuneradas e requerem algumas reuniões por ano para discutir assuntos relevantes e reais.
No campo académico, é Professora Associada no Departamento de Finanças da Universidade Complutense de Madrid, onde ensina Gestão Bancária e Finanças Empresariais. Além disso, colabora com outras Universidades, como por exemplo: Universidad de Barcelona, onde ensina Gestão Financeira, Universidad Pompeu Fabra onde ensina Finanças Empresariais e Católica Lisboa School of Business onde tem sido Professora Visitante para cursos executivos em Portugal e África (Angola e Moçambique).
A Professora Altina Sebastián Gonzalez tem uma grande experiência em educação executiva, tendo estruturado, organizado e implementado programas in-company para diferentes organizações, tais como: Euroforum Escorial, Telefónica, Hewlett-Packard, Indra, Andersen Consulting, Accenture, Amena, BBVA, Iberia, Santander, Caja Madrid, La Caixa, Caixa Galicia, Instituto de Estudios Bursátiles – IEB, CAM, Caixanova, BCP- Millennium, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, Bancos Equatorianos, a Banca Portuguesa Associação e o Sector Bancário de Angola, entre outros.
É também sócia e consultora na área bancária de Diagnóstico y Soluciones, SL, a consultoria financeira e actuarial que tem desenvolvido projectos para a Comissão da UE, tais como como: “O mercado da UE para os veículos de poupança a longo prazo dos consumidores”: Análise comparativa de produtos, estrutura de mercado, custos, sistema de distribuição e padrões de poupança dos consumidores” e “Responsabilidade Social das Empresas para as PME”.
Publicou mais de uma centena de artigos para a imprensa empresarial e revisões especializadas. Ela é autora de seis livros: “Análisis de la Rentabilidad Histórica de la Inversión en Acciones, Deuda Pública y Renta Fija Privada en el Mercado de Capitales Español”, Bolsa de Madrid (1992), “Nuevas Estrategias del Sistema Bancario en la Unión Económica y Monetaria”, IEE (1999), co-autora de “Gestión Bancaria”, McGraw-Hill, 1ª ed. (1997), 2ª ed. (1997), 2ª edição (2001),3ª edição (2008), “Banca Cooperativa – Oportunidades de desarrollo”, UNACC, 2007 e acaba de publicar “Economía y Gestión Bancaria”, Pirámide (2015).