Bruno Martins Cândido Lencastre é assessor jurídico, especialista em programas e políticas, com mais de 20 anos de experiência em Portugal, Timor-Leste, países africanos lusófonos e no mundo árabe (Iraque e Tunísia). Ao longo da sua carreira, desenvolveu experiência em análise política, previsão estratégica e desenho de cenários para reformas nos sectores da governação, justiça e legal.
Desempenhou funções de assessoramento junto das Nações Unidas e de instituições de alto nível, incluindo Parlamentos Nacionais e Ministérios dos Negócios Estrangeiros em Portugal, Timor-Leste, Tunísia e Curdistão (Iraque).
No PNUD, gere o Portefólio de Governação, supervisionando programas de justiça e estado de direito, fortalecimento parlamentar, governo local e descentralização, transformação digital, participação juvenil, igualdade de género e gestão de finanças públicas. Aplica a análise política e previsão de cenários para garantir que os programas se mantenham resilientes e adaptáveis a contextos políticos em mudança, promovendo governação inclusiva, democracia participativa e desenvolvimento sustentável, alinhados com a Agenda 2030 para os ODS.
A sua experiência internacional e multidimensional permite-lhe alavancar reformas estruturais, antecipando desafios e oportunidades, e promovendo parcerias estratégicas com stakeholders nacionais e internacionais para maximizar o impacto das iniciativas de governação e reforma.
Bruno Lencastre é Conselheiro de Portugal no Mundo desde outubro de 2025.