Catarina de Albuquerque

CEO

  • Empresa Sanitation and Water for All
  • País Estados Unidos da América
  • Setor FilantropiaSaúde

Catarina de Albuquerque começou o seu trajeto na Sanitation and Water for All em 2014 e, desde então, aumentou a vontade política em favor da água, saneamento e higiene, e posicionou a SWA como um ator vital para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Em julho de 2018, Catarina de Albuquerque foi selecionada como CEO da SWA. Assim, Catarina lidera o secretariado da SWA e oferece liderança estratégica compatível com a sua visão e objetivos de alto nível.
Anteriormente, em 2008, Catarina foi nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos para se tornar a primeira Relatora Especial da ONU sobre o direito humano à água potável e ao saneamento. Em 2010, desempenhou um papel fundamental no reconhecimento da água e do saneamento como direitos humanos pela Assembleia Geral da ONU. O seu trabalho ajudou a garantir que os direitos à água e ao saneamento fossem incorporados na linguagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Catarina é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e especializada em Direito Internacional pela Universidade de Genebra. É também membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2023.