Diana Lopes

Gestora Regional Gana

  • Empresa Vamed Health Projects Ghana Ltd
  • País Gana
  • Setor ConstruçãoSaúde

Diana Catarina Rebelo de Sousa Lopes, nasceu em 21 de maio de 1979, na cidade do Porto.

Até terminar a sua formatura, viveu com os pais em Vila Nova de Gaia, pessoas empreendedoras ligadas à engenharia e ao setor da construção civil, identificando-se desde sempre com essa cultura e com a ambição de participar em projetos de grande envergadura.

Com três anos de idade entrou na Colégio de Gaia, com grande entusiasmo, onde estudou até entrar na Universidade, tendo sido uma boa aluna, mostrando grande vontade de aprender e uma capacidade especial para criar amigos, organizar eventos estudantis e empreender.

Mal terminou o décimo segundo ano, ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde viria a concluir o curso de engenharia civil, na opção de planeamento do territorio. Curso que seguiu, não por imposição familiar, mas por entender que esse seria o melhor para as suas pretensões e que lhe poderia dar as melhores ferramentas para o seu futuro. Durante este período esteve sempre ligada à Associação Académica.

É Embaixadora Alumni, no Gana, da Faculdade de Engenharia do Porto.

Desde que nasceu, viajou sempre com os pais e desde muito nova se habitou a diferentes culturas e diferentes línguas e, talvez por isso, ainda hoje viaja pelo mundo sempre que pode, tendo contactos e amigos espalhados pelo mundo. E também por isso, assim que concluiu a Faculdade, procurou desafios profissionais que lhe permitissem crescer pessoal e profissionalmente. Ingressou no “Programa Inov Contacto” para um estágio internacional, sendo selecionado para integrar a equipa da Martifer na Roménia. Essa experiência enriquecedora proporcionou-lhe um contato valioso com diferentes culturas, métodos de trabalho e realidades, fortalecendo a sua formação profissional.

De volta a Portugal, em 2009, integrou a equipa da Ferreira Build Power, onde aprimorou as suas competências em obra, orçamentação, qualidade e gestão. Deixou a equipa durante a crise económica de 2010/2012 e aproveitou, durante este período, para viajar por diversos países da Europa, participando em feira internacionais de emprego, na expectativa de encontrar oportunidades no estrangeiro, que lhe facultassem mais aprendizagem e mais valorização profissional.

Não sendo de modo algum o local das suas prioridades, e quando estava prestes a partir para a Austrália, quis o destino que 2012, iniciasse uma aventura e experiência em África. Integrou-se de novo na Ferreira Build Power, para dar início ao processo de internacionalização da empresa em África, em que tinha participado anteriormente, e foi como Diretora do Departamento Comercial e Compras, que no fim do verão daquele ano, se fixou em Acra, na República do Gana.

Em 2014, já perfeitamente integrada no ambiente Ganês, aceitou o desafio de liderar o Departamento de Compras e Logística, de um dos maiores grupos de construção no mercado do Gana, o Grupo Trasacco Ghana, onde se manteve nos três anos seguintes. Findo esse período, e em busca de novos objetivos e projetos, face aos diversos convites que recebeu, acabou por aceitar e liderar o mesmo departamento, mas então na MSF – Moniz, Serra e Fortunato, no Gana.

Com o fim da MSF-Gana, foi contratada pela multinacional austríaca Vamed, sendo diretora da Vamed Health Projects Ghana, empresa dedicada à construção de hospitais, clínicas, gestão e fornecimento de serviços médicos, onde se encontra desde então.

Com uma carreira marcada por diversos desafios e experiências enriquecedoras, revelou-se uma líder experiente, com vasto conhecimento em diversas áreas de engenharia. Além disso, dedica parte do seu tempo livre ao networking, e ao apoio e interação entre membros da comunidade Portuguesa residente no Gana ou de visita. Criou e faz parte do grupo online dos Portugueses no Gana, onde são partilhadas informações oficiais e de interesse geral, bem como a organização de atividades e encontros de networking entre os membros.

Diana Lopes é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde maio de 2024.