Diana Mota Marouco é escritora médica principal na OPEN Health Communications, uma empresa de comunicação científica multinacional, onde trabalha remotamente a partir de Kuwait. Tendo iniciado a sua carreira como escritora médica na Springer Nature, em Londres, tem uma vasta experiência na área da comunicação médica, trabalhando com vários clientes da indústria farmacêutica (AstraZeneca, Merk, NovoNordisk, GSK, Eli Lilly), e especializa-se no apoio ao desenvolvimento de publicações científicas e de estratégias de comunicação.
É também sócia cofundadora e diretora científica da Synapse Scientific, uma empresa de consultoria científica sediada no Kuwait que visa promover a comunicação científica nos sectores da saúde e biotecnologia na região.
É doutorada em Biologia Molecular pela Universidade de Leicester, Reino Unido, e foi investigadora na área do cancro. Antes disso, tinha completado a licenciatura em Biologia Molecular e Genética na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o mestrado em Biologia Molecular do Cancro na Universidade de Leicester.
Diana Mota Marouco é Conselheira de Portugal no Mundo desde outubro de 2025.